Corupaense Rubival Schwerdtner conquista medalhas no Parajasc de SC

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O cadeirante e aposentado Rubival Schwerdtner (38), conhecido carinhosamente por Bubi, apesar de todas as suas dificuldades, é um exemplo de dedicação, persistência e superação. Nos dias 23 e 24 de novembro participou dos jogos do Parajasc, que aconteceram em Brusque, onde representou o município de Jaraguá do Sul, conquistando três medalhas.  Bubi sente-se orgulhoso e realizado pelas conquistas das medalhas e por um corupaense ter participado do Parajasc.

Vida familiar

Rubival nasceu em Joinville no dia 28 de março de 1974. Filho de Helmuth e Rita Schwerdtner, que tem quatro filhos: Rubival, Jackson, Guidomar e Sidnei. Todos moram em Corupá. A família veio morar para Corupá quando Bubi tinha apenas um ano.

Rubival cursou de 1ª a 8º série na Escola de Educação Básica São José e o ensino médio na Escola de Educação Básica Teresa Ramos. Começou a trabalhar desde muito jovem. Aos 12 anos, trabalhava por meio período na casa do Dr. Silvio Lennert, fazendo serviços gerais. Após concluir o ensino fundamental, passou a trabalhar durante o dia todo. Atuava nos serviços de jardinagem, pedreiro e como responsável pela área de manutenção e serviços gerais. Neste local trabalhou por 23 anos, até sofrer o acidente, que mudou radicalmente a sua vida.

É casado com Roseli, com a qual tem dois filhos: Lucas (12) e Matheus (8). O apoio de sua família foi fundamental para superar o acidente e as dificuldades encontradas.

O acidente que mudou radicalmente sua vida

No dia 15 de junho de 2009 enquanto podava árvores, caiu de uma altura de aproximadamente 10 metros, que o deixou paraplégico, da cintura para baixo. Trabalhou a manhã inteira com cinto, parou por alguns minutos para buscar o filho na escola e retornou ao trabalho, mas não colocou o cinto. Depois de alguns minutos, ocorreu a queda.

Ficou  28 dias no Hospital São José e sete meses de cama em casa, além de tratamentos na ACD (Associação Caboverdiana de Deficientes), fisioterapia e outros.

Este foi um dos momentos mais difíceis pelo qual já passou. Precisou de ajuda psicológica e de muito apoio da família e de amigos.

Percebeu que em seu caso como cadeirante, só tinha duas saídas: ou ficava isolado em casa, ou iria à luta, atrás de seus objetivos. Ele escolheu a segunda opção. Começou a  pesquisar na Internet algum tipo de cadeira que lhe permitisse mais mobilidade e liberdade para andar nas ruas.

A cadeira de rodas não seria útil para esse objetivo. Percebeu isso quando resolveu andar na cadeira de rodas até o mercado Bertina. Suas mãos ficaram esfoladas nesse pequeno trajeto.

Handbike Mix: alegria e liberdade   

Após várias pesquisas, encontrou um tipo  de cadeira de rodas da Ortomix, que poderia ser útil. A Ortomix é uma fabricante de cadeira de rodas, em Goiás. Um dos produtos que fabrica é a bicicleta chamada "Handbike Mix", a escolhida por Bubi.

Custa em torno de R$ 4 mil e leva de 90 a 120 dias para ser entregue. A bike é  simples, com boa estrutura e acabamento. É recomendada apenas para passeios curtos e planos, pois não têm marchas.  

O preço era acessível, no entanto, Bubi não tinha ideia se isto funcionaria na prática. Ele arriscou e comprou a bicicleta em outubro de 2010. Teve ajuda de amigos e do Clube Chave 13, do qual é um dos fundadores. "Foi o dinheiro mais bem investido na minha vida. Ela mudou minha vida e me trouxe muita alegria. Melhorei meu condicionamento físico e reconquistei minha independência e liberdade", diz Bubi entusiasmado.

O acidente mudou seu modo de pensar e valorizar a vida. "Vivemos em um mundo muito materialista, almejando coisas que não têm sentido. Quando passamos pela experiência de recuperação de um acidente ou de uma grave doença, percebemos como a família e os valores de família são importantes para nossa recuperação. O ter passa a ficar em segundo plano", destaca.

Medalhas no Parajasc

Bubi é aposentado do INSS por acidente de trabalho e há quatro meses dedica-se ao esporte. Associou-se a Ajadef (Associação Jaraguaense de Deficientes Físicos) e a convite do professor de educação física, começou a participar das atividades de bocha e posteriormente do atletismo, pelo qual tomou gosto. Começou a treinar toda semana no Baependi, em Jaraguá do Sul para participar do Parajasc, que aconteceu em Brusque, nos dias 23 e 24 de novembro deste ano.

Bubi representou a prefeitura de Jaraguá do Sul em três modalidades, na categoria F 55 e para alegria de todos, conquistou importantes medalhas:

Arremesso de disco: 3º lugar, conquistando a medalha de bronze

Arremesso de dardo: 4º lugar

Arremesso de peso: 5º lugar

É relevante registrar que concorreu pela categoria F 55, uma acima da qual tinha treinado. A mudança foi devido ao seu peso e mesmo assim, Rubival foi vitorioso. Competiu com 27 atletas e destacou-se nas modalidades.

"Participar do Parajasc, mostrou-me como os atletas ficam felizes em participar das competições e da vontade em superar obstáculos. Isto me deu força para encarar o esporte" enfatiza.

No próximo ano acontece a competição Sul Brasileira de Atletismo em Curitiba, de 16 a 19 de março de 2013. Para esta competição, vai preparar-se para conquistar bons resultados e precisará de apoio para alcançar bons resultados.

Rubival tem muito interesse em divulgar o esporte em Corupá em 2013 para atrair mais atletas. Segundo Jackson Antonio Jahn, Presidente da Fundação Municipal de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer, a Fundação Municipal de Esportes, Turismo, Cultura e Lazer de Corupá  já está estudando uma forma de apoiar e desenvolver esta modalidade no município, em 2013.

Agradecimentos

"Obrigado a todos os que me incentivaram para eu praticar esportes, em especial aos que acreditaram em mim. Com tão pouco treino, já consegui essas medalhas. Estou muito feliz por isto e por tudo que me aconteceu nestes quatro dias de prova.

Agradeço ao meu professor, que não me deixou desistir, quando eu não quis mais. Ele acreditou em mim. Daqui para frente pode ter certeza, vamos atrás de mais. Vou à luta, agora mais do que nunca e vou conseguir. Pratiquem esporte,  mesmo que não competitivamente, pois é saudável e você faz boas amizades, que duram para o resto da vida", incentiva Bubi.

Planos futuros

  • Dedicação ao esporte
  • Implantar a modalidade esportiva para Deficientes Físicos no município de

Corupá, em parceria com a Fundação de Esportes. No município há 10 cadeirantes, que podem ter uma ocupação sadia, com as modalidades: bocha, atletismo e outros.

  • Envolver os deficientes físicos para inserí-los nas atividades sociais e culturais.
  • Persistência e luta para realização de objetivos

Bubi é uma pessoa muito persistente e que luta para realizar seus objetivos. Apesar das dificuldades, nunca desistiu de seus projetos. Possui duas cadeiras de rodas, conseguiu um carro adaptado, doado pelo Dr. Silvio, seu grande amigo, que sempre o ajudou quando necessário. Recebe a doação anual de R$ 1 mil, de um empresário, que se sensibilizou com a sua determinação. Realiza bingos que são sucesso. Quando a causa é boa todos ajudam e se sensibilizam.

Bubi destaca que os deficientes físicos ainda passam por muitas dificuldades devido a falta de acessibilidade: degraus, calçadas e outros. Mas pensa que isto vai mudar aos poucos e as cidades vão começar a investir em adaptações, como é o caso de Camboriú, que é exemplo em Santa Catarina. Ele lembra também que os produtos para   cadeirantes  são muito caros, além das adaptações que são necessárias realizar na própria casa.

No entanto, para Bubi, não se pode esperar em casa e ficar reclamando. "É preciso ir à luta. Agradeço a todos que acreditaram em mim, especialmente a minha família, a todos que  já me auxiliaram financeiramente e a Academia Geração Saúde, onde faço academia diariamente e que se adaptou as minhas limitações.

Mais informações: 9916-4080  ou 3375-0086