Saúde registra primeiro caso de dengue

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que picou anteriormente uma pessoa doente. Não há transmissão na convivência com uma pessoa doente.

Em Jaraguá do Sul ocorreram  11  casos suspeitos de dengue em 2012, nenhum caso confirmado. Em 2013, até a presente data, ocorreram 06 casos suspeitos, sendo que um caso foi confirmado e os demais estão aguardando resultados de exames, que levam em média 07 dias para o resultado. O caso confirmado é de uma pessoa que esteve em local onde está ocorrendo a doença. Ela  não contraiu a doença em Jaraguá do Sul. Os outros casos suspeitos também retornaram de viagem em áreas onde ocorre a doença.

É importante ressaltar que o tratamento não depende do resultado do exame para ser iniciado.  O que é tratado são os sintomas da doença: febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor  atrás dos olhos, podendo apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele.

Qualquer pessoa que apresentar os sintomas descritos acima e que esteve nos últimos 15 dias em uma cidade com presença do mosquito transmissor da Dengue, ou onde houve a transmissão da doença, deve procurar uma Unidade de Saúde para avaliação e eventual inicio do tratamento.

Como evitar a Dengue?

A principal maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer, para isso:

1 – Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos.

2 – Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios.

3 – Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água. Manter lagos e tanques com  peixes que se alimentam de larvas.

4 – Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana.

5- Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas. Em bromélias, utilizar jato forte de água nas folhas a cada dois dias.

6 – Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo e entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.

7- Vale lembrar que os  locais mais prováveis para que o mosquito coloque os ovos são os que ficam à sombra e com água limpa.

Mais informações com a enfermeira Marinei V.B.Ostetto Diretoria de Vilância em Saúde Secretaria Municipal de Saúde Prefeitura Municipal de Jaragua do Sul saude.epidemiologia@jaraguadosul.sc.gov.br

(47) 21068302

Fax: (47)21068338