Mais de 4,4 mil pessoas passaram pelas Centrais de Atendimento
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo divulgou o relatório anual de atendimento das três Centrais de Atendimento ao Turista (Cats), mantidas pela administração pública. Os turistas atendidos em 2012 foram 4.408. Destes, 25,58% – 1.130 – vieram a Jaraguá do Sul para negócios e 4,65% – 195 – para participar de eventos. Um dado econômico importante aponta que do total de atendimentos, 1.066 – 24,18% – passaram pelo menos um pernoite na cidade. Destes, 63,88% ocuparam hotéis da cidade e 36,12% hospedaram-se em casas de amigos ou parentes.
A pesquisa do setor de turismo também mostra que 60,81% dos turistas atendidos – 2.632 – são oriundos de cidades de Santa Catarina. Mais de 970 turistas – 22,48% – são do Paraná; 301 – 6,95% – de São Paulo; 171 turistas – 3,95% – do Rio Grande do Sul; e 233, o que corresponde a 5,38% do total, são de outros estados brasileiros. Considerando-se apenas os municípios de outros estados, os turistas de Curitiba são os que representam maior número de atendimento nos Cats, com 17%; seguidos dos paulistanos, com 5,05%.
De acordo com Fábio Roberto Ribeiro da Silva, do setor administrativo da secretaria, os dados não podem ser utilizados como único instrumento para traçar o perfil de turista da cidade, uma vez que refletem apenas os atendimentos nos Cats. Os três Cats ficam na Avenida Waldemar Grubba, 1811, na Vila Lalau; na Rodovia SC 416, km 25, no Rio Cerro II; e na Avenida Getúlio Vargas, 145, no centro.
Fonte – Fábio Roberto Ribeiro da Silva, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo- de Jaraguá do Sul – (47) 2106-4047 e/ou 2106-8096
Pedro Bortoloti Junior
Jornalista (DRT SC 00968 JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Fone 2106-8715