A Secretaria Municipal da Educação (Semed) está recebendo desde a manhã desta sexta-feira (25) cerca de 29.250 livros didáticos de anos iniciais (1º ao 5º ano) que serão utilizados a partir do mês de fevereiro por aproximadamente 6.390 alunos do Ensino Fundamental de 30 escolas municipais. As publicações estão sendo enviadas pelo Ministério da Educação (MEC) e fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Letramento e Alfabetização, Alfabetização Matemática (1º ao 3º ano), História, Ciências, Geografia (2º ao 5º ano), Português, Matemática (4º e 5º ano), História Regional e Geografia Regional (4º ou 5º ano) são as disciplinas contempladas. Os livros foram escolhidos no segundo semestre do ano passado por professores e equipes pedagógicas das escolas e deverão ser usados nos próximos três anos pelos alunos da rede municipal.
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da Educação Básica. Após a avaliação das obras, o MEC publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.
O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio. À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes.
Fontes: Luis Fernando Olegar ou Célia Reichert Engelmann – Secretaria Municipal da Educação – (47) 2106-8188
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8095