You are currently viewing Próxima semana será dedicada às mulheres

Próxima semana será dedicada às mulheres

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Os preparativos para a "Semana Dona Paulina – Semana de Comemoração ao Dia Internacional da Mulher", segue intenso.

Á partir da próxima segunda-feira diversas ações serão realizadas em todo o município, baseadas no tema "Não à violência contra a mulher".

O evento tem início na segunda-feira (04), às 13h30, na Câmara de Vereadores de Guaramirim, onde será realizada a exposição "Mulheres Daqui", além da palestra "Ser mulher: desmistificando novos paradigmas", com Sayonara Amaral, profissional graduada em biologia, pós graduada em educação sexual e bacharel em psicologia.

De 5 a 7 de março as ações serão centralizadas nas escolas estaduais São Pedro, Lauro Zimmermann e Alfredo Zimmermann, onde profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação ministrarão palestras aos alunos do ensino médio. Nos postos de saúde, as mulheres receberão orientações e na sexta-feira (09), o dia será dedicado para a realização de exames preventivos.

Já no dia 8 de março, comemorando o Dia Internacional da Mulher, uma caminhada será realizada a partir das 9 horas, com saída da Paróquia Senhor Bom Jesus. Na parte da tarde, em frente à praça Cantalício Érico Flores e ao CRAS Corticeira será realizado um pit-stop, onde serão distribuídos para as mulheres materiais informativos e rosas.

Para encerrar a semana, o Espaço Cultural Dona Paulina Julia da Silva será montado em frente à Câmara de Vereadores de Guaramirim e além de apresentações da Escola de Música de Guaramirim e Grupo de Teatro do SESC, diversos serviços serão ofertados para a comunidade. Entre eles incluem orientações de: INSS, Sine, Pronatec Social, Bolsa Família, Saúde da Mulher, Habitação, Cadastro Único, entre outros.

Fique sabendo!

A Dona Paulina Julia da Silva, que dá nome ao evento, foi uma importante parteira de Guaramirim e auxiliou a por muitas vidas ao mundo.

Natural de Luiz Alves, Paulina faleceu em 2000 com mais de 100 anos, porém sua data de nascimento não era precisa, por lembranças que a mesma possuía, de ser posta em uma carroça com outras crianças e foi levada para ser registradaem Itajaí. Assim, sabia que tinha alguns anos a mais do que diziam seus documentos.

Viúva com 46 anos, Dona Paulina criou seus cinco filhos trabalhando como empregada doméstica até seus 70 anos, em casas de famílias tradicionais do município. Segundo familiares, ela não pedia nada em troca dos partos, mas raramente recebia alguma compensação, muitas vezes em forma de produtos.

O trabalho, a dedicação, a garra, o amor ao próximo, a luta nas condições mais adversas, são algumas das características que fazem de Dona Paulina um exemplo para as mulheres guaramirenses e que empresta o nome para a semana que marca as lutas das mulheres e pelas mulheres.

Assessoria de Comunicação

Prefeitura  de Guaramirim

Albino Flores – 47 – 9975 0119

Beatriz Schorck - 47 - 8417-2757