You are currently viewing Fundação Cultural prepara evento alusivo aos 79 anos da emancipação política de Jaraguá

Fundação Cultural prepara evento alusivo aos 79 anos da emancipação política de Jaraguá

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A data, ocorrida em 26/3/1934, passa a ser lembrada também pela Fundação

A Fundação Cultural de Jaraguá do Sul prepara os detalhes para a comemoração dos 79 anos de emancipação política e administrativa do município, prevista para amanhã (26), às18 horas. Na oportunidade, haverá a inauguração da revitalização da galeria dos prefeitos, que ficará exposta no Museu Histórico Emílio da Silva. No dia, a sessão da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul será no próprio museu, com ato cívico e cultural. Há, na programação, a previsão de uma homenagem aos integrantes da "Banda Lyra da Aurora", que promovem um movimento cultural e musical no Rio Cerro II. Criada em 1958, a banda foi símbolo da época, disseminando a cultura musical pela região e país, com um repertório tipicamente germânico. Ao grupo é atribuída a primeira apresentação pública e oficial do Hino de Jaraguá do Sul, instituído pela lei 564, de 1º de julho de 1975, com letra de Rodolfo Francisco Hufenüssler e música de Alcesti Berri.

A homenagem deste ano volta a contar com a participação do poder Executivo, depois de quatro anos, através da Fundação Cultural. Antes, a questão ficava restrita ao Legislativo, quando os vereadores lembravam a importância da data. A homenagem foi instituída por uma lei municipal em 2010, de autoria da vereadora Natália Lúcia Petry (PMDB). O artigo 2º prevê a realização de sessão solene anual no plenário da Câmara ou em outro local significativo à comemoração. A data, confirmada em reunião com o presidente da Fundação Cultural, Leone Silva, integrará o calendário oficial das festividades do município. Para Silva, a comemoração é importante porque resgata a importância histórica que o evento representa. De acordo com o historiador Pfiffer, "a data representa um marco histórico, pois simboliza o desligamento do distrito de Jaraguá do município de Joinville, quando se iniciou a construção da identidade teuto-jaraguaense".

A novidade na apresentação da nova galeria de prefeitos envolve, segundo Pfiffer, a inclusão de Luciano Demarchi, nomeado pelo Ministério Público prefeito interino da cidade no início da década de 1950. A nova galeria também trará os respectivos vice-prefeitos, a partir de Eugênio Victor Schmöckel, vice de Hans Gerhard Mayer, que governou de 31 de janeiro de 1970 a 31 de janeiro de 1973. "Os vices só aparecem nas histórias das cidades no transcorrer do regime militar, durante o governo de Emílio Garrastazu Médici, de 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974 . Nas capitais e nas áreas consideradas de segurança não havia eleição e os cargos tinham ligação direta com os militares. Médici assumiu prometendo restabelecer a democracia até o final da sua gestão, abrindo caminho para o sucessor, o general Ernesto Geisel", explica.

A sessão solene de comemoração da emancipação de Jaraguá terá transmissão ao vivo pela internet, no endereço oficial da Câmara –http://www.jaraguadosul.sc.leg.br/. Depois, será reprisada pela TV Câmara – canal 27 da TV a cabo. A emancipação política e administrativa ocorreu em 26 de março de 1934; já a fundação, em 25 de julho de 1876. Esta última data é comumente lembrada.

Fontes – Leone Silva, presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul; Ademir Pfiffer, chefe do Museu Histórico Emílio da Silva e historiador. Fones – (47) 2106-8700 e (47) 3371-8346, respectivamente.

Pedro Bortoloti Junior
Jornalista (DRT SC 00968 JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Fone 2106-8715
id9756@jaraguadosul.sc.gov.br
Mais notícias no site http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/