Integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma visitaram a Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul na tarde da última terça-feira (16) para conhecer as ações e programas realizados pelo órgão jaraguaense em relação, principalmente, à atenção básica, planejamento familiar, acompanhamento de gestantes, trabalhos desenvolvidos em conjunto com a Secretaria da Educação, estrutura de pessoal e de sistemas da secretaria. A comitiva solicitou visita em virtude do índice alcançado por Jaraguá do Sul no que diz respeito à taxa de mortalidade infantil.
Dados do Ministério da Saúde divulgados em fevereiro deste ano, por meio do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), mostram que em 2012 o município registrou seu menor índice de mortalidade infantil dos últimos dez anos. Este indicador estima o risco de morte dos nascidos vivos durante o seu primeiro ano de vida e consiste em relacionar o número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, na população residente. A taxa de mortalidade infantil de Jaraguá do Sul foi de 4,57 – é a menor entre os municípios mais populosos do Estado e de países como Estados Unidos (5,98) e Canadá (4,85) e igual ou próxima a de países como Inglaterra (4,56), Dimanarca (4,19), Córéia do Sul (4,08) e Suíça (4,03).
Os sete conselheiros foram recebidos pelo secretário da Saúde de Jaraguá do Sul, Ademar Possamai; diretor administrativo do setor de Planejamento da secretaria, Luís Fernando Medeiros; diretora de Atenção Básica, Iuá Cândida Marafon Guenther; coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Luciana Dreher Hermes; e pela coordenadora do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), Fátima Duarte.
Ações e programas desenvolvidos em Jaraguá do Sul apresentados durante o encontro:
-Programa Saúde na Escola (PSE) implantado em escolas e unidades de saúde municipais.
-Programa Saúde da Mulher que, além de outras ações, oferece atendimento às gestantes de alto risco. Acompanhamento pré-natal nos postos de saúde e palestras orientativas.
-Atenção à gestante adolescente.
-Programa Leite Vida – fornecimento de quantidade diária adequada de leite integral em pó para gestantes e crianças com baixo peso.
-Programa Saúde de Ferro – oferece doses recomendadas de ferro (em xarope) como prevenção à anemia para crianças com idade a partir dos quatro meses até um ano e meio.
-Manutenção da equipe técnica à frente dos programas ao longo dos anos.
-Ações da Atenção Básica, não só do profissional médico, mas de toda a equipe na atenção à gestante, incluindo o trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde.
-Estrutura hospitalar para atendimento à gestante de alto risco e qualidade da UTI neonatal.
-Estrutura do município de Jaraguá do Sul como um todo, destacando-se a cobertura alcançada no saneamento básico.
Fonte: Ademar Possamai – secretário da Saúde de Jaraguá do Sul – (47) 2106-8411
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8031
id9354@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário: das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16 horas
Mais notícias no site www.jaraguadosul.sc.gov.br