Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado (8) em Corupá

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Em Corupá,  a meta é vacinar  1.217 crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos incompletos

O Dia D de Vacinação contra a Paralisia Infantil acontece no dia 8 de junho (sábado) em todo o Brasil e segue até 21 de junho. A data marca o início da Campanha Nacional contra a Poliomielite, para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, isto é, 5 anos incompletos.

Em Corupá, a vacinação será na (UBS), Unidade Básica de Saúde, na rua Nereu Ramos, 401, antigo PA,  das 8 às 17 horas, sem fechar para o almoço.

A Secretaria Municipal de Saúde de Corupá, através dos profissionais de saúde,  prestará atendimento ao público alvo da ação, tendo como meta vacinar 1.217 crianças. Durante a semana, o horário de vacinação será das 8h30min às 11h30min e das 13h às 15h30min. Os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária devem levar os pequenos para tomarem a gotinha, não  esquecendo da carteira de vacinação. Se constatado que a criança não tomou a vacina da gripe ainda, será aplicada a dose faltante. 

Brincadeiras para as crianças

Segundo a enfermeira Isolete Rático, neste dia haverá brincadeiras para as crianças como cama elástica, piscina de bolinhas, distribuição de pipoca,  balões, além da presença de palhaços e o principal personagem Zé Gotinha, que vai brincar e desfilar pela cidade juntamente com os bombeiros. 

Em caso de chuva, não haverá brincadeiras, no entanto a vacinação acontece normalmente, assim como a distribuição de pipoca e balões.

34º ano de Campanhas Nacional de Vacinação

Neste ano, o Brasil realiza o 34º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 24º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. Assim deve manter-se até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso.

Dessa forma, a estratégia tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais contra a poliomielite, tanto nas ações de rotina, como nas campanhas de vacinação e a adequada Vigilância das Paralisias Flácidas Agudas (PFA).

Campanha em etapa única

A Campanha Nacional contra a Poliomielite acontece pelo segundo ano consecutivo em etapa única e não mais em duas etapas, já que o Brasil não apresenta casos da doença há 24 anos.  Em 1994,  o Brasil recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem e, a partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas de vacinação entre as crianças até os cinco anos de idade.

"É muito importante que todas as crianças tomem a gotinha. A Copa das Confederações inicia o ciclo de turismo no Brasil, trazendo pessoas de todas as partes do mundo. A vacina é gratuita e proteção nunca é demais", destaca a enfermeira Isolete. A vacina é a única forma de evitar a poliomielite, uma doença grave, de fácil transmissão, normalmente fecal e oral, e que afeta o sistema nervoso e provoca a paralisia.

Mais informações: 3375-1234