Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura contribui para qualidade do rebanho bovino local
Uma rotina diária que completou recentemente duas décadas e meia e na qual técnicos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e Agricultura de Jaraguá do Sul (Seagro) visitam as propriedades rurais, produtoras de gado com um objetivo: o melhoramento genético dos animais ali criados através de inseminação artificial. De acordo com o secretário desta pasta, Hideraldo Colle. "É um serviço oferecido pela prefeitura aos produtores locais há mais de 20 anos e que torna nosso município referência nesta área", observa. Para isto, a Seagro conta com um plantão permanente para atender as solicitações dos produtores, assim como para assistência veterinária.
De acordo com o escritório regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) até o início de 2013 o plantel pecuário de Jaraguá do Sul era formado por 11,5 mil cabeças de gado bovino, 3 mil suinos, 500 ovinos, 500 mil galinhas e 25 mil patos.
O técnico em Agropecuária e responsável pelo Programa de Melhoramento Genético da Seagro, Marco Antônio Pereira, relata que aproximadamente 2820 produtores, devidamente cadastrados, são atendidos nesta área. Ele acrescenta que de janeiro a maio foram feitas perto de 500 inseminações em propriedades rurais jaraguaenses, o que resulta numa média diária entre 110 e 120 procedimentos ao mês.
Ele explica ainda que basta o produtor rural entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura; solicitar o serviço. Depois disso, esta solicitação é repassada ao corpo técnico que agendará o atendimento. Um dos beneficiados pelo programa é o criador Ivanildo Becker. Ao lado da mãe, Ivanilde Becker, ele administra uma pequena propriedade rural na localidade Tifa do Macuco Grande, onde conta com seis cabeças de gado. "Nunca nos faltou assistência. Quando precisamos sempre fomos bem atendidos", disse ele enquanto recepcionava a equipe da Semag.
O valor cobrado por inseminação artificial é de 0,104 UPM (Unidade Padrão Municipal), o que corresponde a R$ 13,50 taxa que deverá ser recolhida até 30 dias após a realização do serviço.
"Hoje dispomos tanto das raças leiteiras quanto de corte. temos em nosso banco de sêmem, aproximadamente 2500 doses de diversas raças", destacou Pereira. As raças em questão são: leiteiras – Jersey, Holandez, Pardo Suíça e Gir Leiteiro; de corte – Limousim, Blonde, Red Angus, Simental, Devon, Brahmann, Nelore, Guzerá.
SERVIÇO – INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL
O que é: trata-se da fecundação da fêmea(do óvulo) sem o contato direto com o macho: através da coleta e manipulação do sêmem, introdução e deposição do sêmem no aparelho reprodutivo da fêmea, com instrumental e técnica apropriados.
Quem pode solicitar o serviço: todos os produtores devidamente cadastrados junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura.
Como fazer a solicitação: basta o produtor rural entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura através do telefone 2106-8113 e solicita o serviço. O pedido é repassado ao corpo técnico que agendará o atendimento.
Como é feito o atendimento: No dia agendado o técnico responsável dirige-se à propriedade do solicitante e ao chegar no local, questiona alguns itens sobre o animal a ser inseminado, como: a que horas entrou em cio, qual foi a data do último parto, se apresentou algum problema no último parto, que raça o produtor deseja que seja feita a inseminação entre outros. Após faz uma breve vistoria do animal a ser inseminado, a fim de diagnosticar se há algum problema. Feito isto, segue-se à Inseminação Artificial.
Qual o custo do serviço: O valor cobrado é de 0,104 UPM(Unidade Padrão Municipal), o que corresponde a R$ 13,50 que deverá ser recolhido até 30(trinta) dias após a realização do serviço.
Recentes melhorias do serviço: compra de um botijão para servir de banco de sêmem, com capacidade de armazenamento de 2500 doses; Aquisição de novas raças, entre elas, a Guzerá e a Wagyu(esta considerada a melhor carne do mundo); sêmen sexado (sêmen separado por sexo em populações com cromossomos X (fêmea) e Y (macho)).
Fonte: Hideraldo Colle – secretário de Desenv. Rural e Agricultura – 2106-8650
Emerson Gonçalves de Almeida
Jornalista (MTB nº 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199
id9592@jaraguadosul.sc.gov.br
www.jaraguadosul.sc.gov.br