You are currently viewing Representantes dos Nudec realizam primeira reunião na Secretaria da Defesa Civil

Representantes dos Nudec realizam primeira reunião na Secretaria da Defesa Civil

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O primeiro passo para a consolidação dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec) em Jaraguá do Sul foi dado na manhã desta quinta-feira. Quatro dos cinco representantes das regionais onde funcionarão os núcleos estiveram reunidos com o secretário municipal da Defesa Civil, Marcelo Prochnow, na sede da entidade..

Os responsáveis pelos Nudec são Onésimo Sell (Ilha da Figueira e região), Marcio Stephani (Centro e região), ivo Formigari (Santa Luzia e região), Laudir Dal Piaz (Barra do Rio Cerro e Região) e Paulo Floriani (Nereu Ramos e região). Destes, o único que não pode comparecer ao primeiro encontro foi Laudir Dal Piaz devido imprevistos de última hora.

Segundo o diretor de Defesa Maicon Leandro da Costa, a proposta do Nudec em cinco núcleos nas regiões norte, sul leste e oeste do município não deixa de ser estratégico. "Hoje, os elos mais importantes para a Defesa Civil de Jaraguá do Sul são justamente os Nudec, que vão trabalhar dentro dos bairros de Jaraguá do Sul. É nossa ideia que todas as comunidades do município tenham pessoas ligadas a estes núcleos", ponderou.

O diretor da Sedef, Maicon Leandro da Costa, caberá estes líderes buscar novos voluntários em suas comunidades. "A meta é conseguir um efetivo de 150 voluntários ao todo nestes locais", apontou. "Hoje a Sedef conta 100 voluntários sendo operantes aproximadamente 30 destas pessoas."

Já o elo de ligação entre a Administração Municipal e os Nudec ficará a cargo do técnico em Defesa Civil, Kristian Robson Iachinski, que vai coordenar este trabalho junto a estas lideranças comunitárias. "Hoje (quinta-feira), plantamos uma semente na comunidade. Quando a gente pensa em Nudec a primeira coisa costumamos lembrar primeiro são os desastres.

O objetivo do Nudec não é apenas preparar as pessoas em relação às respostas para determinada situação. O principal objetivo é a prevenção. Trabalhar no dia -a-dia enquanto a calmaria está instalada na cidade. Conhecer todas as consequências das atitudes do ser humano de uma maneira geral", destacou Kristian. "Por exemplo, quais o risco que eu corro em construir minha casa em local inadequado? Ou seja, trabalhar este linha de pensamento preventivo junto à comunidade", destacou.

Um dos representantes do Nudec Marcio Stephani, já conhece bem o trabalho da Defesa Civil jaraguaense. Ele é integrante do Clube de Canoagem Kentucky que costuma auxiliar bombeiros voluntários e a própria Sedef em ações de resgate a vítimas de desastres. "Na minha visão, o Nudec é algo muito bom para a comunidade porque permite uma resposta rápida em situações de emergência. O próprio integrante do Nudec no bairro pode fazer uma pré-avaliação do problema antes de passar as informações para a Defesa Civil, agilizando assim o atendimento", observou Stephani. Os próximos passos serão os cursos de capacitação pelos quais passarão as lideranças comunitárias envolvidas e voluntários selecionados por elas. A primeira estas capacitações ocorre no dia 29 deste mês, a partir das 8 horas no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), anexo ao prédio da Defesa Civil. Os participantes também passarão por um programa de educação continuada na qual irão interagir com a Sedef através de propostas e projetos na prevenção de desastres naturais.

Fonte: Marcelo Heinz Prochnow – secretário da Defesa Civil da PMJS – 2106-8235

Emerson Gonçalves de Almeida

Jornalista (MTB nº 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199
id9592@jaraguadosul.sc.gov.br
 www.jaraguadosul.sc.gov.br