Roda de Chimarrão na Praça Angelo Piazera

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Data: 06/07/2013

Justificativa: O evento será realizado por esta entidade museológica, com chancela da Fundação Cultura e tem a finalidade de difundir o patrimônio imaterial, artístico e cultural da região do Vale do Itapocu, ligado à música regionalística dos instrumentos de fole e corda.

A música crioula ou cabocla, de longa data permeou a vida rural do homem do campo de todo os rincões do Vale Itapocu, região composta por um mosaico étnico,  e abraçou a causa que gerou ao longo do tempo um patrimônio.

Além disso, essa modalidade musical,  ao longo do século XX e neste terceiro milênio,  faz parte da tradição dos rodeios difundidos por criadores de cavalos e tropeiros, como Augusto Demarchi, Álvaro Vieira, Ervino Litzenberger, entre outros.

Com o advento da emissora de rádio ZPY-9, atual Rádio Jaraguá, entre as décadas de 60 a 80, através do programa  radiofônico "Rancho do Dadi",  construiu-se a difusão da música regional conhecida por caipira, que se tornou uma marca regional.

Considerando o caráter histórico e cultural deste evento, o Museu Histórico "Emílio da Silva" assim cumpre a missão e realiza um tributo a todos os defensores da música caipira e rural, expressão da identidade regional, especialmente em Jaraguá do Sul, a Pérola do Itapocu.

Nesta data também será apresentado um tributo aos personagens do poema "As  Deiz Cruiz", do sinistro da fábrica de pólvora que ocorreu em 06 de dezembro de 1953.

Objetivo: difundir a tradição regionalística da cultura crioula ligada aos ritmos folclóricos da música de acordeon e corda.

Local: Praça Angelo Piazera

Horário: 10 horas às 12 horas.

Participantes: serão convidados músicos da cidade anfitriã do evento, bem como das cidades vizinhas, conforme a seguir:

01 – Tiãozinho do Acordeon e seus alunos;

02 – Grupo Amigos do acordeon [08 ] – Corupá;

03 – Grupo de Dança de Tradição Gaúcha;

05 – Grupo de Acordeon Rainer Modro.

06 – Ernesto Machado Neto

Apresentador: Sidnei Marcelo Lopes que será o mestre de cerimônia no palco, em frente ao MHES.