O prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, recebeu nesta quarta-feira, 03, os presidentes das entidades que compõe o Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas). O encontro foi solicitado pela instituição para que a administração municipal prestasse contas dos pleitos recebidos no período eleitoral, após os primeiros seis meses de governo.
Na pauta desta reunião, cinco pontos, de uma lista de mais de 26 itens que englobam segurança, meio ambiente, infraestrutura, gestão, educação, saúde e turismo foram discutidos e relatados os trabalhos que vem sendo desenvolvidos.
O prefeito disse que é importante esta troca de informações entre as entidades, "assim podemos apresentar que estamos fazendo, receber sugestões de melhorias, com o objetivo de trabalhar em sinergia para o bem de Jaraguá do Sul".
A revisão do Plano Diretor, a ampliação da escola integral para o ensino fundamental, a implantação de sistema de pronto-atendimento 24 horas com médicos nos bairros, melhoria no tempo e nos critérios de análise de projetos e emissão de alvarás e apoio ao projeto regional de destinação de resíduos sólidos urbanos foram os assuntos prioritários do encontro.
Para explanar sobre os pontos em questão, cada secretário fez breve resumo das ações. Sobre o Plano Diretor, o presidente do Ipplan, Benyamin Parham Fard disse que este tema está sendo encaminhado. "Uma das ações do início dos trabalhos da revisão do plano foi a conferência municipal da cidade, que ocorreu em maio", lembrou.
Já em relação a escola integral, Elson Quil Cardozo, Secretário de Educação comentou que a meta é no início de 2014, cerca de seis escolas estejam trabalhando com este regime. "Para isso, estamos aderindo ao Programa Mais Educação, do governo federal, para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral", explicou.
O Secretário de Saúde, Ademar Possamai, falou que em sua pasta, além dos trabalhos para a construção da UPA, que está garantida, da mudança de horários de agendamento de consultas em algumas unidades de saúde, da humanização do atendimento, da diminuição da filas e demais ações, afirmou que tem como meta para os quatro anos aumentar o número de equipes do ESF para 75% de cobertura no município.
Sobre os alvarás e análises de projetos, a administração também vem desenvolvendo sistemáticas para amenizar a situação. Ronis Bosse, Secretário de Urbanismo disse que já estão sendo desenvolvidas normativas para agilizar este processo. "Atualmente nossos servidores estão trabalhando no final de semana em sistema de mutirão para diminuir a demanda. Mas vamos melhorar este sistema e agilizar os processos de liberação de alvará e análise de projetos", garantiu.
Para os demais temas, foram apresentadas as tratativas sobre a destinação do lixo e o aumento da capacidade de investimento. A capacidade do investimento já apresenta resultadas, de janeiro até junho foi aumentada de 3,59%, par 4,28%.
Também participaram do encontro a presidente do Cejas Monika Hufennüsler, a presidente da APEVI Leionir Zacarias de Souza, o vice-presidente da CDL Eduardo Schiewe, presidente dos sindicatos da Industria da alimentação, da construção civil e da indústrias metalúrgicas, mecânicas e do material elétrico Charles Alfredo Bretzke, Paulo Rubens Obenaus e Célio Bayer, respectivamente, o procurador geral Raphael Rocha Lopes e Sérgio Kuchembeker, Secretário da Administração.
Ricardo Portelinha
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
47 2106 8095 | 47 9946 4470
portelinha.comunicacao@jaraguadosul.sc.gov.br
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/