O prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, reuniu seu staff na tarde desta terça-feira, 09, para tratar de metas que foram executadas e programar novas ações para o segundo semestre. Dieter quer todos trabalhando com pé no acelerador para cumprir compromissos assumidos já no primeiro ano de governo.
Ele cobrou agilidade na tramitação do projetos dentro do executivo e abriu a palavra para cada secretário faz um relato dos trabalhos. O primeiro a falar foi o presidente do Serviço municipal de Água e Esgoto de Jaraguá, Ademir Izidoro, que fez breve diagnóstico da empresa e apresentou que o Samae vai chegar em 2014 com 80% do tratamento de esgoto na cidade. Outro assunto levantado por Izidoro é a meta de realizar o controle de perdas de água, que hoje figura em 40%, e reduzir pra 26%.
Na Educação, o secretário Elson Quil Cardozo, Jaraguá do Sul receberá a Feira Nacional da Matemática, em 2015, mas neste ano já haverá a participação da cidade na feira. Ele falou sobre a melhorias que precisam ser realizadas nas escolas e realização de força tarefa para a regularização de todos os equipamentos da educação municipal. Comentou que é precisa agilização da elaboração dos projetos para buscar recursos nos governos federal e estadual. Afirmou que solicitará recursos do Fundam, que contempla projetos até R$ 3 milhões. Verba para a construção de nova escola será pleiteado, com o consentimento do prefeito Dieter Janssen.
A Secretária da Assistência Social, Natália Lúcia Petry, relatou sobre o abrigo provisório de crianças e adolescentes. Será construído o imóvel em terreno da Prefeitura. Diante das mobilizações que ocorreram está sendo realizado novo levantamento para a definir o terreno ainda nesta semana, para que se possa executar o projeto da obra e buscar os recursos em Brasília, sendo esta, a maior prioridade elencada na pasta
No Urbanismo, Ronis Bosse, comemorou a pavimentação de rua do projeto Via Verde, no bairro Ilha da Figueira e garantiu que o projeto da Pista Olímpica está finalizado. Comentou que o projeto da Ponte entre o Rau e amizade já está com processo licitatório. Ronis noticiou ainda que nos próximos dias será realizada operação tapa buracos na cidade e também serão finalizadas as pontes do Garibaldi. Ronis ressaltou também que será realizado o alargamento de pista na Ponte do Grubba.
Já no Ipplan e no Desenvolvimento Econômico, Benyamim Fard falou da reforma e reformulação do Sine, adequada para a capacitação dos trabalhadores e que será entregue nos próximos dias. Ele lembrou ainda, que neste mês entrega caderno de medidas que precisam ser tomadas para que se dar celeridade na abertura de empresas em Jaraguá do Sul. Falou que está sendo trabalhada a revisão do Plano Diretor e que em breve realizará a entrega da fase 02 das ciclofaixas e o estudo do transporte coletivo. Enalteceu que o projeto da revitalização do centro está adiantado, bem como as calçadas e iluminação. Benyamin também convidou a todos os demais secretários para participar do Seminário de destinação de resíduos sólidos, que vai acontecer dia 30/07, no Cejas.
Em Obras e Agricultura, a informação principal foi a retomada das obras da rua Carlos Eggert. Em agricultura, o secretário Hideraldo Colle enalteceu a inauguração das hortas comunitárias.
Na pasta da Habitação, Antônio Marcos da Silva (Dega), apresentou as ações do Programa Lar Legal, para a regularização dos loteamentos. Déga afirmou que neste programa estão incluídos cinco loteamentos que já então em processo de legalização. Hoje são 110 loteamentos irregulares em Jaraguá do Sul. Falou do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), que é um estudo que projeta o setor de habitação para os próximos 10 anos.
A Defesa Civil destacou a liberação do parque de eventos para realização de atividades, o retorno do programa da Defesa Civil, Teatro na Escola e a reativação dos Nudec´s. Sérgio Kuchembecker destacou o REFIS, que já foi encaminhado para a câmara de vereadores. Outros destaques da reunião foram a implantação de rotinas e padrões na área de licitações e contratos e eficiência nas demandas da ouvidoria, bem como o PPA, que já foi encaminhado para o legislativo. O prefeito Dieter Janssen disse que a reunião foi muito produtiva e que a partir de agora é preciso pisar no acelerador, pois há muito o que ser feito.
Ricardo Portelinha
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
47 2106 8095 | 47 9946 4470
portelinha.comunicacao@jaraguadosul.sc.gov.br
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/