Ações da Saúde de Jaraguá contra a gripe Influenza

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Pama 1 atendeu 257 pacientes durante o plantão da gripe

A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul disponibilizou de quinta-feira a domingo (25 a 28 de julho), no Pama 1 (bairro Czerniewicz), uma equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para atender pacientes com sintomas como febre, coriza, falta de ar e dor de garganta. Durante os quatro dias foram atendidos 257 pacientes e 105 foram medicados com o antiviral Tamiflu por apresentarem sintomas de gripe.

Além do atendimento diferenciado no Pama 1, a Secretaria da Saúde já capacitou e mantém a capacitação dos profissionais de saúde para atender pacientes com gripe (protocolo da Influenza). A medicação com Tamiflu no início da síndrome gripal é uma das recomendações para os médicos. De abril a julho deste ano, foram realizadas as seguintes ações contra a gripe Influenza no município:

-De 15 de abril a 10 de maio: campanha nacional e municipal de vacinação contra a gripe. 30,6 mil pessoas vacinadas, das quais 5.027 crianças de dois a menores de cinco anos, uma ação exclusiva do município.

-Dia 6 de maio: capacitação dos médicos e enfermeiros da Secretaria da Saúde sobre o protocolo da Influenza (como atender pacientes com gripe), com a médica referência em gripe no município, Erika Carrenho.

-Dias 19 e 26 de julho: capacitação de bombeiros e atendentes do Samu sobre o protocolo da Influenza

-De maio a julho: visitas dos profissionais da Vigilância em Saúde às grandes empresas da cidade com orientações sobre prevenção e sintomas da gripe. Entrega de fôlderes explicativos.

Entrega de fôlderes de orientação às igrejas, escolas municipais, estaduais e particulares de Jaraguá do Sul.

Orientação e entrega de fôlderes no comércio central da cidade.

Todos os postos de saúde estão equipados com oxímetro (mede a oxigenação do sangue), álcool gel e máscara.

Na semana passada, reforço na capacitação sobre o protocolo da Influenza em todos os postos de saúde, com a médica referência Erika Carrenho.

Redução do horário de visita a pacientes no Hospital São José.

Mais de 20 entrevistas à imprensa para orientação da população.

Como não há determinação do estado de Santa Catarina para que eventos sejam cancelados, a orientação da Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul é para que pessoas com sintomas de gripe não frequentem ambientes onde há grande número de pessoas, como cinema, shows e outros eventos, principalmente em ambientes fechados.

Números da gripe Influenza (atualizados na manhã desta terça-feira – dia 30)

Casos suspeitos: 110

Casos confirmados: 35

Pacientes internados: 29 (16 de Jaraguá e 13 de outros municípios), dos quais 4 estão na UTI do Hospital São José (1 de Jaraguá, 1 de Schroeder e 2 de Guaramirim)

Mortes por gripe Influenza: 4 (uma paciente de Corupá – UTI do Hospital São José – 17 de julho; um paciente de Jaraguá – UTI do Hospital de Curitibanos – 22 de julho; um paciente de Guaramirim – UTI do Hospital São José – 28 de julho; e um paciente de Jaraguá – UTI do Hospital São José – 29 de julho)

O secretário da Saúde, Ademar Possamai, e o diretor de Vigilância em Saúde, Jackson Jacobi, alertam que a população deve tomar os seguintes cuidados básicos para prevenir a gripe: manter os ambientes arejados, com janelas abertas, mesmo quando estiver frio; lavar bem as mãos e com frequência; usar álcool gel; manter uma alimentação saudável, com frutas, verduras e muito líquido; ao tossir, proteger a boca e o nariz com um lenço ou com o antebraço.

No caso de apresentar algum sintoma – como febre alta (acima de 38º, 39º), de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, falta de ar, coriza, cansaço ou inapetência – o paciente deve procurar o serviço de saúde mais próximo e com rapidez, já que o agravo da doença é rápido.

O telefone do Pama 1 é 2106-8350.

O telefone do Hospital Jaraguá é 3274-3000.

O telefone do Hospital São José é 3274-5000.

Fontes: Ademar Possamai – secretário da Saúde – (47) 2106-8411, 9973-3323

Jackson Jacobi – diretor de Vigilância em Saúde – (47) 2106-8310, 8401-7600

Clarissa Hammes Borba de Oliveira
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222 / jornalismo@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário de trabalho: das 7h30 às 12h30
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/