You are currently viewing Cerca de 300 pessoas participam da Conferência de Assistência Social

Cerca de 300 pessoas participam da Conferência de Assistência Social

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Evento está sendo realizado na Scar

Cerca de 300 pessoas participam da VII Conferência Municipal de Assistência Social, que iniciou na noite de ontem (7) e prossegue nesta quinta-feira (8), com os trabalhos já iniciados por volta das 8 horas, no Pequeno Teatro da Scar. A programação desta manhã começou com uma apresentação da secretária da Assistência Social, Criança e Adolescente, Natália Lúcia Petry, que informou à plateia quem compõe a equipe técnica de sua pasta, as metas da secretaria e a media anual e de atendimentos realizados em cada programa, bem como os números registrados no primeiro semestre deste ano.

Entre as metas, Natália Petry destacou a defesa da proposta de definir, a partir de estudos técnicos, um percentual de recursos próprios da Prefeitura a ser destinado à Secretaria da Assistência Social, a exemplo do que foi conquistado em 2008, quando foi aprovado o repasse de 9,8% da receita corrente do município (IPTU e ISS) ao Fundo Municipal de Cultura. Sobre sua equipe, ela disse estar aplicando o que vinha defendendo como vereadora e seguindo o a orientação da atual gestão municipal, destinando a maioria dos cargos a servidores efetivos. Em relação aos programas, a secretária citou uma alteração na coordenação dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que anteriormente eram coordenados por um único profissional dentro da Secretaria e agora há dois coordenadores, sendo um para as unidades de João Pessoa e do Santo Antônio e outro para Jaraguá 84 e Ilha da Figueira/Boa Vista, os quais atuam nas respectivas sedes dos bairros.

OFICINAS – Após a apresentação de Natália, os participantes da conferência dirigiram-se às suas oficinas, onde estão ocorrendo os debates e levantamento de propostas dentro de cada um dos seguintes eixos: Cofinanciamento obrigatório da Assistência Social; Gestão do Suas: vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação; Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos; Gestão dos benefícios no Suas; Regionalização. Os trabalhos da manhã encerram ao meio-dia. À tarde, haverá uma apresentação cultural, a plenária final e eleição dos delegados que representarão Jaraguá do Sul na Conferência Estadual de Assistência Social. O encerramento está previsto para as 17h30.

ABERTURA – A solenidade de abertura da Conferência Municipal de Assistência Social aconteceu na noite de ontem (7), com a participação do prefeito Dieter Janssen, do vice-prefeito Jaime Negherbon, da secretária da Assistência Social, Natália Petry, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sibeli Cristina Weber Reichow e da gerente da Assistência Social da SDR, Tânia Dantas, entre outras autoridades. Depois da cerimônia, o psicólogo e mestre em Sociologia Política/UFSC, Célio Vanderlei Moraes, ministrou a palestra "A gestão e o financiamento na efetivação do Suas", que é o tema central da conferência. O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Secretaria Municipal da Assistência Social, Criança e Adolescente,

Fontes: Janete Ferreira Costa Nora – secretária executiva do CMAS (47 – 2106-8296); Sibeli Cristina Weber Reichow – presidente da Comissão Central Organizadora da Conferência Municipal de Assistência Social (47 – 3276-0604); Natália Lúcia Petry – secretária da Assistência Social, Criança e Adolescente (47 – 2106-8101 e 8858-2922)

Jorge Luiz Cardoso Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8013 / id8057@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário: das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 15h30
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/