A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul apresenta nesta quarta (14), de manhã e à tarde, no Centro de Profissionais Liberais (CPL) – Centro, o diagnóstico da saúde do município, com dados do atendimento da saúde na atenção básica, de média e alta complexidade, além de dados gerais de população, segurança e renda, com o objetivo de elaborar o Plano Municipal de Saúde para 2014 a 2017. O período da tarde estará aberto à imprensa, para que a população saiba o que está sendo discutido na elaboração do plano.
O diagnóstico situacional da saúde foi pesquisado desde janeiro deste ano pelo responsável pelo planejamento da Saúde, Luís Fernando Medeiros. Ele explica que nesta quarta-feira os estudos serão apresentados e, com base neles, uma equipe técnica (profissionais da saúde) e representantes da sociedade, através do Conselho Municipal de Saúde, vão elaborar o Plano Municipal de Saúde 2014-2017. O plano é uma exigência do Ministério da Saúde, é obrigatório para captação de recursos, e serve como ferramenta para estratégias de melhoria da saúde no município.
"No plano municipal apontamos os problemas a serem resolvidos na saúde e também traçamos diretrizes, objetivos, metas e ações para determinar como resolver esses problemas", explica Luís Fernando. A elaboração do Plano Municipal de Saúde será feita nos dias 14 e 21 de agosto. Em outubro o plano deve estar pronto e ser apresentado ao Conselho Municipal de Saúde. A aprovação final do plano deve ocorrer até 31 de dezembro deste ano.
Fonte: Luís Fernando Medeiros – responsável pelo setor de planejamento da Saúde – (47) 2106-8489, 9929-7556
Clarissa Hammes Borba de Oliveira
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222 / jornalismo@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário de trabalho: das 7h30 às 12h30
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/