Os habitantes de Jaraguá do Sul terão, em breve, um ponto para descarte de materiais recicláveis e resíduos como pneus, lâmpadas, pilhas, baterias, móveis inservíveis (sofás, geladeiras, fogões, etc.) e restos de podas. A informação é do presidente da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente, Leocádio Neves e Silva, acrescentando já haver projeto pronto para esta iniciativa, que será implantada em uma área de cinco mil metros quadrados, localizada na Rua Leocádio Osmar Rodrigues (nas proximidades da Arena).
De acordo com Leocádio Silva, a ideia foi proposta pelo prefeito Dieter Janssen, que conheceu experiências similares em sua viagem à Europa e sugeriu sua adaptação à realidade de Jaraguá do Sul. "Estamos em fase de captação de recursos para viabilizar sua implantação, pois deverá custar em torno de R$ 200 mil e não temos previsão orçamentária para este projeto", explica o presidente da Fujama. Ele adianta que o terreno será recoberto de brita e contará com diversas caçambas para receber, separadamente, cada tipo de resíduo.
Também haverá um equipamento destinado a picar as podas a fim de submetê-las a uma compostagem para transformação em adubo natural, que, posteriormente, será utilizado nas manutenções de jardins em praças e canteiros pela própria prefeitura, reduzindo as despesas com este material. Segundo o presidente da Fujama, o local será fechado e contará com um servidor para atender as pessoas e orientá-las no momento do descarte. "Não vamos receber descartes de empresas e de indústrias, nem restos de material de construção", salienta Leocádio Silva.
Fonte: Leocádio Neves e Silva – presidente da Fujama (47 – 3273-8008 e 8856-8838)
Jorge Luiz Cardoso Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8013 / id8057@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário: das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 15h30
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/