Na próxima terça-feira (27), as escolas de Corupá realizam a etapa escolar da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNMAJMA), com o tema "Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis", um importante instrumento de educação ambiental, uma chance de os cidadãos se apropriarem localmente dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades para construção de sociedades sustentáveis.
A Conferência Escolar é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável e aprofundar o debate sobre o tema da conferência em nível local. Serão discutidos quatro subtemas: água, ar, terra e fogo.
Cada escola construirá ou fortalecerá a Com- Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola), que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade. A escola elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, para ser colocado em prática após o evento. Também deve eleger um delegado (a) e suplente, além de compartilhar o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.Uma das ações é criar um material de educomunicação para divulgar o projeto.
As Conferências nas Escolas são obrigatórias, devendo ser realizadas até 31 de agosto de 2013, seguindo orientações e critérios estabelecidos no Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola. O cadastramento dos resultados da etapa escolar no site da Conferência deve ser realizado até dia 7 de setembro de 2013.
As conferências passam pelas etapas: escolar, municipal ou regional, estadual e nacional.
IV Conferência Nacional do Meio Ambiente será de 24 a 27 de outubro
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) mobiliza o País para a realização da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), com o lema "Vamos cuidar do Brasil", que será realizada de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília. A conferência é direcionada para a sociedade brasileira (governos, empresários e sociedade civil), em um processo de democracia participativa. É o fórum adequado para expor preocupações, dividir responsabilidades e apresentar reivindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental do País.
A 4ª edição tem o desafio de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em:
I – Produção e Consumo Sustentáveis
II – Redução dos Impactos Ambientais
III – Geração de Trabalho, Emprego e Renda
IV – Educação Ambiental
Mais informações: 3375-1399