You are currently viewing Uso de Narguilé é tema do Dia de Combate ao Fumo, comemorado nesta quinta (29)

Uso de Narguilé é tema do Dia de Combate ao Fumo, comemorado nesta quinta (29)

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Neste ano, a mobilização tem como tema O uso de Narguilé e a iniciação ao fumo. A decisão tem como base o crescente número de novos usuários desse tipo de tabaco no Brasil: de acordo com dados da

PETab (2008), o cachimbo de origem oriental tinha, na época, quase 300 mil consumidores no País.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (2005) uma sessão de narguilé dura em

média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição de todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de aproximadamente 100 cigarros. Com base na evidência científica disponível, o uso de narguilé foi significativamente associado com o desenvolvimento do câncer de pulmão, doenças respiratórias, doença periodontal e com o baixo peso ao nascer, além de possibilitar a exposição a doses suficientes de nicotina que causam dependência.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle e Prevenção ao Tabagismo, enfermeira Patrícia Farias, afirma que o Narguilé é bastante utilizado por jovens e muitas vezes acaba sendo um caminho para o início do tabagismo, além de expor os usuários a herpes, hepatite C e tuberculose. Em Jaraguá do Sul, além da divulgação do Dia Nacional através dos meios de comunicação, o Programa Municipal de Controle e Prevenção ao Tabagismo está desenvolvendo um concurso escolar intitulado "Evite o primeiro cigarro", envolvendo alunos do ensino fundamental das 32 escolas municipais, que criaram frases relacionadas ao tema. A coordenadora do programa explica que o objetivo do concurso é atingir o público que mais cobra da família o "parar de fumar". "Conscientizando esse público, evitamos que a criança se torne um adulto fumante", conclui Patrícia. O concurso iniciou em abril e termina em setembro, com a premiação das melhores frases com bicicleta (1º lugar), tablet (2º lugar) e agenda (3º lugar).

Outra ação do programa de prevenção ao tabagismo, que funciona anexo ao Pama 1 (Czerniewicz), é a descentralização do trabalho, feito com os fumantes que querem parar de fumar. Profissionais das unidades de saúde Estratégia Saúde da Família (ESF) de 12 bairros já foram capacitados para coordenar grupos de apoio locais aos fumantes. Dois postos de saúde, do São Luís (Caic) e da Ilha da Figueira, iniciarão os trabalhos ainda em setembro.

Desde o início do ano até agora, o programa de controle e prevenção ao tabagismo atendeu 344 pacientes, sendo que 53,5% pararam de fumar. A idade dos participantes varia de 17 a 62 anos. Para participar do programa é necessário ter vontade de parar de fumar e ligar para o número (47) 2106-8300 ou 2106-8318 para agendar uma entrevista. O próximo passo é a avaliação médica, feita por um pneumologista, e depois começam as sessões terapêuticas em grupo, com o acompanhamento da enfermeira. Patrícia detalha que no primeiro mês o paciente participa de quatro sessões em grupo, ou seja, é acompanhado toda semana. No segundo mês as reuniões se espaçam para duas sessões. E a partir do terceiro mês a sessão passa a ser mensal, até completar um ano. "O objetivo desse acompanhamento por um ano é não possibilitar a recaída", diz Patrícia.

Câncer está entre as principais consequências do tabagismo

A enfermeira Patrícia Farias explica que entre as consequências do tabagismo estão doenças como câncer de pulmão, laringe e esôfago, enfisema pulmonar, infarto agudo do miocárdio e maior probabilidade de um acidente vascular cerebral (AVC). Há pacientes que participam do programa e estão na fila para uma cirurgia do coração. "Deixar de fumar é se propor a uma mudança de estilo de vida. É muito importante associar o parar de fumar com a prática de atividade física e a alimentação saudável", ressalta Patrícia.

Fonte: Patrícia Farias – coordenadora do Programa Municipal de Controle e Prevenção ao Tabagismo – (47) 2106-8318, 2106-8300

Clarissa Hammes Borba de Oliveira
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222 / jornalismo@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário de trabalho: das 7h30 às 12h30
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/