A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul esclarece o que é e como funciona a Auditoria do SUS, sediada na própria secretaria, na Barra do Rio Molha. O setor é subordinado à Diretoria de Média e Alta Complexidade da Secretaria da Saúde e é responsável por acompanhar exames, consultas, cirurgias, serviços e procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Tem por objetivo verificar a qualidade, eficiência e ética nos serviços prestados aos cidadãos. A Auditoria do SUS também verifica se tudo o que está sendo pago pelo SUS (através do Fundo Municipal de Saúde) está efetivamente sendo realizado. A auditoria tem como função, por exemplo, não deixar que seja cobrado um procedimento pelo SUS de um paciente já falecido.
A equipe é formada por três auditores, sendo um médico. A auditora Monica Daniele Pasold Riboldi explica que casos de negligência médica, cobranças indevidas e assédio moral e sexual também são verificados pelo setor. "Se uma pessoa vai realizar uma cirurgia pelo SUS, ela não deve pagar nada pelo procedimento. O SUS é um direito, não uma ajuda. E quando o SUS paga uma cirurgia, ele paga por completo. Incluindo consulta pré-cirúrgica, exames, hospital, médico, anestesista e instrumentos cirúrgicos. Tudo é pago pelo SUS. É importante que a população fique atenta a isso", destaca Monica.
A auditoria também verifica as "Cartas SUS", que são enviadas a alguns pacientes do SUS que sofreram algum procedimento de saúde. "Há pessoas que recebem em casa uma Carta SUS perguntando como foi a cirurgia realizada há algumas semanas. Mas a pessoa vem até nós questionando por que recebeu a carta se ela não sofreu nenhuma cirurgia", cita Cristiane Haffermann Wille, auditora e diretora de Média e Alta Complexidade. Cristiane explica que o setor de auditoria, após receber alguma denúncia ou perceber alguma irregularidade, avalia o caso e pode tanto notificar e pedir justificativa do profissional ou prestador de serviço, quanto pode abrir um processo administrativo ou denunciar o caso ao conselho de classe da categoria envolvida.
Nos casos de pagamentos indevidos a profissionais que cobraram pelo SUS e, além disso, cobraram "por fora", os pacientes devem denunciar o caso na auditoria e, diante da confirmação, o paciente é ressarcido do valor pago indevidamente.
O telefone da Auditoria do SUS em Jaraguá do Sul é (47) 2106-8544, com Monica. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, na Rua Isidoro Pedri, 120. É necessário ter documentos e exames em mãos. A denúncia pode correr em sigilo, mas não pode ser anônima.
Fonte: Cristiane Haffermann Wille – diretora de Média e Alta Complexidade da Secretaria da Saúde – (47) 2106-8480
Clarissa Hammes Borba de Oliveira
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222 / jornalismo@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário de trabalho: das 7h30 às 12h30
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/