You are currently viewing Mais seis pluviômetros são entregues à Sedef

Mais seis pluviômetros são entregues à Sedef

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Ao todo, o Cemaden já repassou dez destes aparelhos, essenciais para o monitoramento e alerta de desastres naturais

A Secretaria Municipal de Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul (Sedef) recebeu mais seis pluviômetros semiautomáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) órgão vinculado Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Ministério da Integração Nacional (MI). Com isso, já são dez equipamentos do gênero que foram repassados ao município nas últimas semanas.

Os pluviômetros medem a quantidade de chuva precipitada durante um determinado período de tempo e local. Os dados coletados são então repassados por um encarregado para o sistema de monitoramento da própria Defesa Civil. Equipamentos que hoje são considerados essenciais no trabalho de monitamento e alerta de desastres naturais.

Destes dez aparelhos, cinco já foram instalados nos seguintes locais: no bairro Ribeirão Molha (na escola municipal de mesmo nome), Nereu Ramos (na Escola Municipal Municipal Dom Pio de Freitas), Vieira (Escola Muncipal Sidnei Alexandre Berns), Três Rios do Norte (Escola Municipal Francisco Solamon) e Barra do Rio Molha (em testes no pátio da própria Defesa Civil, no Centro Administrativo da PMJS).

Nesta semana, deve ocorrer a instalação de mais três aparelhos nos bairros Amizade (Escola Municipal Max Schubert), Santa Luzia (Escola Estadual Elza Granzotto Ferraza) e na Vila Lenzi (Escola Estadual Jardine Lenzi). Segundo o responsável pela implantação dos pluviômetros nestes locais, o técnico em Defesa Civil, Kristian Robson Iachinski, os outros dois aparelhos devem ser instalados na próxima semana em lugares que ainda serão definidos.

O técnico da Sedef projeta para daqui ummês o prazo para que todos os equipamentos estejam em funcionamento. "Até porque, além da instalação, é necessário treinar as pessoas que irão fazer a coleta e o repasse dos dados coletados pelos equipamentos para nossa central.", disse Kristian que também é responsável pelo Programa Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) de Jaraguá do Sul.

Segundo o próprio secretário da Defesa Civil jaraguaense, Marcelo Heinz Prochnow, a tendência é que no futuro estes pluviômetros sejam totalmente automatizados e integrados diretamente à rede de monitoramento que fará a leitura dos dados em tempo real.

Pluviômetros na Comunidade – o repasse destes equipamentos faz parte do projeto "Pluviômetros na Comunidade" que visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos.

Prevê ainda a distribuição pelo País de 1000 pluviômetros semiautomáticos para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais.

Além destes novos pluviômetros em termos de tecnologia de prevenção de desastres naturais Jaraguá do Sul hoje dispõe de seis estações hidrometeorológicas em funcionamento sendo cinco delas instaladas na Barra do Rio Cerro e que pertencem à empresa Malwee Malhas, e outra, do grupo Arroz Urbano, no Jaraguá Esquerdo. Existem outras 18 estações como estas resultantes da parceria entre Defesa Civil de Jaraguá do Sul e Centro Católica de Santa Catarina que estão em fase de implementação. O município conta ainda uma estação meteorológica da Epagri, localizada no bairro Jaraguazinho.

Emerson Gonçalves de Almeida

Jornalista (MTB nº 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199
id9592@jaraguadosul.sc.gov.br
 www.jaraguadosul.sc.gov.br