Cinco produtores locais renovaram a certificação com Selo Ecovida enquanto outro está em processo para se tornar novo membro deste grupo
Produção segura e alimentação saudável. Há cinco anos Jaraguá do Sujl integra a Rede Ecovida, referência nacional na produção orgânica e incentiva o cultivo de alimentos do gênero, produzidos fora do processo de mecanização do campo, sem uso de insumos industriais e alteração genética de sementes com o objetivo principal de trabalhar a favor da agroecologia.
O grupo jaraguaense composto pelos produtores Sereno Zilse, Élcio Zilse, Romualdo Campigotto, Bruno Weinfurter e Guido Zilse adeptos a este conceito, aumentou com a adesão de mais um integrante na última semana, Rogério José Gadotti.
O encontro que formalizou esta adesão e renovou as demais certificações aconteceu sexta-feira (18) na propriedade de Élcio Zilse, na localidade de Tifa Jararaca no bairro Garibaldi. "A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (Semag) está apoiando este trabalho. A gente orienta os produtores na agroecológica, e que hoje também participam da rede de produção Ecovida de Certificação Participativa", ponderou o engenheiro agrônomo da Semag, Jackson Haroldo Schütz, que presidiu o encontro e entregou os certificados aos participantes.
Ele pondera ainda que tem mais alguns produtores que estão interessados em iniciar este tipo de produção. A Secretaria está apoiando o desenvolvimento e aumento de produção na parte de alimentos orgânicos. Um deles é Alberto Carlos Uecker que já iniciou o processo para também ser certificado. Interesse que, segundo o agrônomo é aliado ao custo-benefício que só este tipo de cultivo propicia. "Traz benefício primeiramente para os produtores orgânicos. Afinal, eles têm uma vida mais saudável, não usam agrotóxico ou nenhum outro tipo de produto químico na propriedade. Isto já é um adicional na saúde de cada produtor", argumenta o agrônomo. "Já no meio ambiente também é um ponto favorável tanto para o produtor como para toda a comunidade. Além disso, eles podem fornecer produtos saudáveis como merendas escolares para escolas e creches que hoje já são fornecidas a rede municipal de ensino através de cooperativa (Copajas). A tendência é este trabalho aumentar mais", conclui.
Atualmente, a Rede Ecovida conta com 24 núcleos regionais, abrangendo em torno de 170 municípios nos Estados do Rio Grande Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Seu trabalho congrega, aproximadamente, 200 grupos de agricultores, 20 Organizações Não Governamentais (ONGs) e 10 cooperativas de consumidores. Em toda a área de atuação da Ecovida, são mais de 100 feiras livres ecológicas e outras formas de comercialização.
Fonte: Jackson Haroldo Schütz – engº agrônomo da Semag – 2106-8114
Emerson Gonçalves de Almeida
Jornalista (MTB nº 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199
id9592@jaraguadosul.sc.gov.br
www.jaraguadosul.sc.gov.br