Comdim promove evento alusivo ao Dia da Não Violência Contra a Mulher

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Jaraguá do Sul (Comdim), com o apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promove um evento alusivo ao Dia Internacional da Não Violência Conta a Mulher, a partir das 14 horas da próxima segunda-feira (25), no auditório da Igreja Matriz São Sebastião. A informação é da presidente do Comdim, Emanuela Christian Wolff, acrescentando que o evento é gratuito e voltado à comunidade em geral.

Nessa data, a programação envolve três atividades: a peça teatral "Maria Lavadeira", encenada pelo grupo Gats; uma mesa-redonda integrada por técnicas da Secretaria da Assistência Social; e apresentação de dados estatísticos levantados pela Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Jaraguá do Sul, com a delegada Milena de Fátima Rosa. De acordo com Emanuela Wolff, outras atividades alusivas ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher serão realizadas também no dia 7 de dezembro – um Sábado Legal no comércio de Jaraguá do Sul -, das 10 às 14 horas, em frente à Fundação Cultural, na Avenida Getúlio Vargas – Centro: aulas de dança e exposição de trabalhos dos clubes de mães, entre outras opções.

Fontes: Emanuela Christian Wolff – presidente do Comdim e secretária da Assistência Social (47 – 2106-8101 e 9915-0015); Joseane Regina Gerent Garcia – secretária executiva do Comdim (47 – 2106-8489)

DATA – Por decisão de organizações de mulheres de todo o mundo, reunidas em Bogotá, na Colômbia, em 1981, o 25 de novembro como Dia da Não Violência Contra a Mulher foi instituído em homenagem às irmãs dominicanas Pátria, Minerva e Teresa, que foram presas diversas vezes até serem brutalmente assassinadas nessa data, em 1960. Conhecidas como "Las Mariposas", elas lutavam por soluções para os problemas sociais de seu país. A partir deste encontro na Colômbia, passou a ser conhecido como Dia Latino-Americano da Não Violência Contra a Mulher. Em 1999, a Assembleia Geral da ONU proclamou essa data como Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher, com a finalidade de estimular que governos e sociedade civil organizada realizem eventos anuais para debates e busca de soluções para este que é considerado um dos grandes desafios na área dos direitos humanos.

(Fonte: Caefe http://www.caefe.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=339 )

Jorge Luiz Cardoso Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8013 / id8057@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário: das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 15h30
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/