"Reafirmamos nossos cumprimentos por sua dedicação e empenho na construção de práticas educativas inovadoras, que contribuem efetivamente para a melhoria da qualidade da educação das crianças e jovens de nosso País…". Esta é uma parte do email enviado pelo Ministério da Educação (MEC) para a professora de séries iniciais da Escola Municipal Alberto Bauer (bairro Czerniewicz) Margarete Marcia Plebani Rosa, que tem 25 anos de Magistério e há 22 atua na rede municipal de ensino. O elogio do órgão federal foi enviado na semana passada e se deve ao trabalho desenvolvido pela profissional com as turmas de 1º ano 01 e 02 intitulado "Projeto de Aprendizagem Animais", selecionado na 7ª edição do prêmio "Professores do Brasil", realizado pelo MEC. Dos 3.221 trabalhos inscritos, somente 40 foram selecionados em oito categorias. Na área de Alfabetização, apenas cinco projetos serão premiados no dia 13 de dezembro em Brasília. A diretora da unidade, Marilice F. Heidemann, representará a escola na capital federal e irá receber dos organizadores troféu, diploma, placa de Referência Nacional na Educação e R$ 6 mil.
De acordo com Margarete, o projeto foi trabalhado com 46 alunos de seis e sete anos de idade entre abril e junho de 2012 e foi inscrito no MEC em 25 de outubro deste ano. A morte de uma borboleta no parque da escola deixou as crianças tristes e também despertou curiosidades sobre o início e o fim da vida dos bichos. Foi aí que a professora decidiu ir além do conteúdo mínimo de aprendizado sobre animais. "Tendo como fonte livros, jornais e informações contidas no site do Zoológico de Pomerode, realizamos pesquisas sobre o ciclo da metamorfose dos animais e já fazendo uma relação com a vida humana. Como cada criança tem uma vivência diferente, as perguntas e respostas de cada uma delas também envolveram diferentes posicionamentos quanto a questões religiosas, biológicas e até fantasiosas. Algumas chegaram até a chorar ao saber do sofrimento de algumas espécies. Com embasamento científico a respeito dos bichos, numa visita ao zoológico os estudantes fizeram perguntas muito interessantes à bióloga daquela instituição", explica a professora. Além da pesquisa, os alunos também colocaram a mão na massa, criando animais feitos à base de sucata e massinhas.
Margarete explica que quatro dias depois de inscrever o projeto teve que enviar um vídeo de 48 minutos e um relatório de oito páginas contendo registros quantitativos detalhando o desenvolvimento das etapas e comprovando a eficácia das atividades, conforme prevê o regulamento. "De nada adianta um projeto bonito se ele não resultar em aprendizado efetivo para as crianças. O vídeo contém depoimentos de alunos, as atividades desenvolvidas, elementos cartográficos, gráficos, história, os cuidados com os animais no zoológico, entre outras informações. É preciso ressaltar que esse projeto contou com a participação dos professores de Ensino Religioso e de Educação Física e da auxiliar de biblioteca da escola. Quando recebemos a notícia de que esse trabalho havia sido selecionado pelo MEC foi uma emoção muito grande. Até ligamos pra lá, querendo saber da veracidade do email. Estamos muito felizes com essa premiação", ressalta a professora.
Fontes: Marilice F. Heidemann (diretora) e Margarete Marcia Plebani Rosa (professora) – Escola Municipal Alberto Bauer – (47) 3275-2129
Altamir Ricardo
Jornalista (0003380 SC)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8031
id9354@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário: das 7h30 às 11h30 e das 13 às 16 horas
Mais notícias no site http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/