Serviço faz parte de ação da Secretaria da Saúde e Hospital Jaraguá, através da Rede Cegonha
A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul e o Hospital e Maternidade Jaraguá iniciaram hoje (3) um serviço, chamado vinculação, que pretende garantir assistência pós-internação hospitalar a gestantes, puérperas (pós-parto), pós-aborto e crianças de até 12 anos. O público é da Rede Cegonha, estratégia do Ministério da Saúde para estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País.
No caso de Jessica Bianca de Vargas, 26 anos, que recebeu alta médica do Hospital Jaraguá nesta segunda-feira (3), o agendamento de uma consulta com o clínico e o pediatra do posto mais próximo de onde mora, no bairro Chico de Paulo, já acontece na própria maternidade, sem precisar ir ao posto. O acompanhamento puerperal, tão importante nesse momento, fica garantido através da rede municipal de saúde. "Facilita bastante. É muito bom não ter que ir atrás de consulta nesse período", comenta Jessica, feliz de estar com o filho nos braços. O serviço é oferecido ao paciente, que pode aceitar ou recusar o agendamento da consulta. Caso recuse, assina um termo confirmando sua decisão.
A coordenadora da Maternidade, Michelle Corrêa Bueno, explica que o sistema Olostech (Saúde Tech), da Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul, que possibilita o agendamento de consultas em qualquer posto de saúde, já foi instalado na rede de informática do Hospital Jaraguá. Todos os 40 enfermeiros da unidade possuem usuário e senha para entrar no sistema e agendar a consulta diretamente no posto de saúde mais próximo da(o) paciente.
"Antes o paciente saía do hospital e não sabíamos se teria acompanhamento de profissional de saúde. Agora temos essa garantia pois, caso o paciente não compareça na consulta marcada, será procurado pelo posto de saúde para saber o que aconteceu", comemora Michelle. "Com isso, devemos diminuir o número de internações, principalmente de crianças com baixo peso e desnutrição, pois as mães serão orientadas de perto pelos profissionais dos postos de saúde", conta. Junto com o agendamento da consulta, o enfermeiro do hospital irá informar para o posto de saúde o resumo da alta, com os motivos da internação, os medicamentos prescritos, a orientação pós-alta, entre outros itens.
A coordenadora da Rede Cegonha na região nordeste de Santa Catarina, Elisabeth Rolim Espanhol Bachmann, da Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul, explica que essa vinculação vai acontecer também entre os municípios da região, através de notificações do Hospital Jaraguá para as regionais de saúde de onde veio a paciente. "Dessa forma a unidade de saúde pode se tornar a referência para os pacientes, sendo o primeiro local a recorrer no caso de doença ou necessidade de alguma orientação de saúde, e não o hospital. Através dessa vinculação hospital-posto de saúde, queremos diminuir a mortalidade materno-infantil e garantir um bom atendimento a esse público", afirma Elisabeth.
Fonte: Elisabeth Rolim Espanhol Bachmann – coordenadora da Rede Cegonha na região nordeste de Santa Catarina, Secretaria da Saúde – (47) 2106-8523
Clarissa Hammes Borba de Oliveira
Jornalista (SC-01973-JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8222 / jornalismo@jaraguadosul.sc.gov.br
Horário de trabalho: das 7h30 às 12h30
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/