Jaraguá do Sul é município sustentável

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O município de Jaraguá do Sul recebeu excelente avaliação, em pesquisa realizada pela Fecam, através do Sistema de Indicadores do Desenvolvimento Municipal Sustentável. O objetivo é avaliar o município segundo seu nível de Desenvolvimento Sustentável. A avaliação do Desenvolvimento Sustentável é expressa através do IDMS. Jaraguá do Sul apresentou em 2014 o IDMS de 0,789, correspondendo a um aumento de 2,73% em relação ao IDMS de 2012 (0,768). De acordo com classificação Geral do IDMS de 2014, a cidade se encontra no 1º lugar em sua Microrregião (AMVALI), e em 9ª posição em relação aos municípios do Estado de Santa Catarina.

Na quarta-feira (12/02), durante o XII Congresso Catarinense de Municípios, realizado pela Fecam, o prefeito de Jaraguá do Sul receberá homenagem, em nome do município pelos índices alcançados. Para Dieter Janssen este resultado é o crescente investimento em políticas públicas que influenciam diretamente na vida das pessoas. Temos como meta até o final de 2014 chegar aos 82% do tratamento de esgoto, queremos dar a destinação correta ao lixo, incentivar a coleta seletiva e aplicar ações efetivas em áreas fundamentais como a saúde, educação, infraestrutura, mas sempre pensando na preservação ambiental.

Este índice corresponde a uma média aritmética de quatro dimensões, Político-Institucional, Sociocultural, Ambiental e Econômico, composta por uma agregação de 62 variáveis. A sustentabilidade torna-se, assim, a expressão do desenvolvimento equilibrado dessas dimensões. A classificação do município no IDMS varia entre 0 a 1, nesse caso, quanto mais próximo a 1, mais sustentavelmente desenvolvido é o município.

Outro ponto em que a cidade foi bem avaliada foi a cultura. A cidade recebeu o 1º lugar no Índice da Cultura. Nesse caso, a escala de classificação sustentável indica grau Alto na valoração, promoção, difusão e preservação da cultura, cujo valor é máximo (1,000). Seu valor em 2014 foi de 0,792, 8,64% maior que o índice de 2012. O Índice da Educação de 0,904, também expressa um nível elevado de acesso ao ensino e padrão de qualidade desse acesso no processo de desenvolvimento sustentável.

Emerson Souto, Coordenador de Desenvolvimento Regional da Fecam, que coordenou a pesquisa destacou que a principal característica que potencializa o IDMS de 2014 de Jaraguá do Sul é o Índice Ambiental, cujo valor é de 0,899, um acréscimo de 2,86% em relação ao índice de 2012.

De acordo com a classificação de Desenvolvimento Sustentável, o município se encontra no nível Alto, ou seja, a cobertura de saneamento básico, a preservação ambiental e a sua estrutura de gestão ambiental promovem o bem-estar social e econômico com a preservação e manutenção dos valores e recursos naturais.

O estudo mostra ainda que as características econômicas do município, expressadas através do Nível de Renda, do Dinamismo Econômico e da Agregação de Valor Econômico, também são relevantes para determinar o valor do IDMS de 2014. Nesse contexto, o município apresenta Índice Econômico de 0,732. De acordo com a classificação de Desenvolvimento Sustentável, o município se encontra no nível Médio, ou seja, apresenta condições moderadas na criação de uma base econômica sólida que seja capaz de garantir a geração de riqueza, emprego, renda e consumo com equidade social.

Destaca-se ainda que, para a evolução dessa Dimensão, é necessária a realização de políticas públicas em certos gargalos da sociedade e do setor econômico. Com relação ao Índice Político Institucional, que apresentou valor em 2014 de 0,731, identificamos que seu resultado se expressa principalmente pelo desempenho da Gestão Pública. O valor de 0,772, nível Médio Alto, indica que o município está desenvolvendo eficácia, qualidade e capacidade de articulação na promoção do desenvolvimento sustentável. O desempenho dos indicadores de Finanças Públicas e de Participação Social, cujos índices são, respectivamente, 0,727 e 0,697, mostram condições a serem evoluídas parase buscar o desenvolvimento sustentável no município.

Ricardo Portelinha
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
47 2106 8095 | 47 8862 3111
portelinha.comunicacao@jaraguadosul.sc.gov.br
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/