Instituto Jourdan nasce da fusão entre o Ipplan e a Sedec

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Fundação Instituto Jourdan de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Urbano e Econômico Sustentável de Jaraguá do Sul (Instituto Jourdan) é a denominação que resultou da fusão de atividades entre a Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul (Ipplan) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), de acordo com a Lei Complementar nº 145, aprovada em dezembro/2013, que passou a vigorar no dia 1º deste mês. 

A informação é do presidente da instituição, Benyamin Parham Fard, que esclarece que esta mudança foi necessária em função da junção das atividades do Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Econômico, que gerou a extinção da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, definida pela Lei Complementar 146, de dezembro/2013. Ainda conforme esta LC, que também passou a vigorar neste início de março, as atividades da área Turística passaram a ser incorporadas pela FME, agora denominada de Fundação Municipal de Esportes e Turismo.

De acordo com Benyamin Fard, a nova denominação é uma homenagem ao fundador de Jaraguá do Sul, engenheiro Emílio Carlos Jourdan, "desbravador, encarregado da demarcação destas terras e, também, primeiro empreendedor jaraguaense". Ele explica que o Instituto Jourdan foi concebido com o objetivo de desenvolver Jaraguá como uma cidade para as pessoas e de forma sustentável, garantindo emprego, renda e qualidade de vida para seus munícipes. "Para alcançar este objetivo, a missão do Instituto é servir como indutor da tomada de decisão do Poder Público e da iniciativa privada, através de critérios técnicos", acrescenta.

Fard destaca que "a meta do Instituto é que as diretrizes de desenvolvimento do município sejam referência de continuidade para a gestão pública e privada. Por isso, nossas ações são baseadas em dados e critérios técnicos." Com este objetivo, segundo ele, o Instituto pauta-se em um processo integrado, contínuo e permanente de pesquisa e planejamento, que contempla a coleta e a análise de dados, bem como o monitoramento dos processos, que alimentam o ciclo do conhecimento e consolidam melhorias na gestão pública, otimizando o uso de recursos. "Com base na Macrodiretriz Jaraguá Ativa, o Instituto tem por objetivo transformar a nova economia – inovadora e criativa – numa oportunidade de negócios para empresas e novos empreendedores jaraguaenses, criando um ambiente favorável para a sua retenção e atração, potencializando e qualificando o ambiente físico-territorial do Município para que as pessoas vivam melhor, integrando, assim, informações de maneira sistêmica para o desenvolvimento equilibrado de Jaraguá do Sul", complementa o presidente.

Fonte: Benyamin Parham Fard – presidente do Instituto Jourdan (47 – 3374-2772 ou 9125-7475)

*Material produzido pelo Instituto Jourdan

Ricardo Portelinha
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
47 2106 8095 | 47 8862 3111
portelinha.comunicacao@jaraguadosul.sc.gov.br
http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/