You are currently viewing Participantes recebem certificado de conclusão por Capacitação Intersetorial

Participantes recebem certificado de conclusão por Capacitação Intersetorial

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Encerramento teve confraternização e apresentação de projetos desenvolvidos durante o curso

Na sexta-feira, 14 de março, os agentes de saúde e da assistência social finalizaram o curso de capacitação realizado pelos setores. Aqueles que compareceram em todas as tardes receberam certificado de conclusão.

A capacitação foi encerrada com o tema ‘Ações e Estratégias que promovem a intersetorialidade', ministrada por Dilcicléia Gonçalves de Barros, pedagoga que atua na Assistência Social de Barra Velha. Foi ela quem desenvolveu a ideia e o projeto da capacitação entre setores ao perceber que situações poderiam ser resolvidas de maneira mais ágil e rápida ao ter conhecimento de áreas próximas e que dão suporte a assistência social. "A promoção do conhecimento entre as Secretarias permite que os profissionais de ambas as áreas possam indicar os serviços e extensões adequadas a cada situação nos atendimentos aos munícipes.", explicou a profissional.

Logo após o último encontro, os participantes tomaram café e em seguida apresentaram ideias e sugestões para aprimorar e aperfeiçoar o atendimento em Barra Velha.

Tarde para esclarecer sobre o Sistema Único de Saúde

Com o intuito de falar sobre todos os serviços do Sistema Único de Saúde – SUS, o Secretário da Pasta, Nelson Feder Júnior, tratou sobre o tema ‘O SUS que temos e o SUS que queremos'. Durante a palestra foram trabalhadas questões como a necessidade de novos conhecimentos e informações na área de atuação e a importância da integralidade e equidade, para que sejam diminuídas às desigualdades e compreendidas as necessidades específicas em cada atendimento. Também foi explanado sobre os núcleos que fazem parte do sistema de saúde e toda a estrutura existente.

Entre os pontos defendidos pelo palestrante estava o de convidar os munícipes a acompanhar trabalhos feitos pelas unidades básicas de saúde. "Incentivar a população a participar de grupos que discutam sobre saúde é uma das ações que podem ajudar a alcançar uma qualidade maior no serviço, assim como na qualidade de vida", orientou Nelson. Os ESF do município contam com trabalhos desenvolvidos especificamente para grupos como hipertensos, diabéticos e gestantes.

Outra questão apontada pelo Secretário foi a necessidade de se estar motivado para os atendimentos: "É preciso que tenhamos uma equipe motivada para o trabalho, pois estamos em contato com pessoas que precisam de ajuda e é necessário estar atendo ao outro".

Fotos: Gaspar Toscan

Assessoria de Comunicação 

Fones (47) 3446-7745 – 99048305