Para secretário jaraguaense o ponto alto foi a discussão sobre a necessidade da conscientização junto às escolas
Propostas, troca de experiência e apresentação de estudos. Este foi o panorama da 1ª Conferência Intermunicipal de Defesa Civil que reuniu 16 municípios das áreas de abrangência das associações dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e do Vale do Itapocu (Amvali) nas dependências da Univille, em Joinville no último final de de semana.
Na avaliação do secretário municipal de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Marcelo Prochnow, o encontro foi bastante produtivo. "A partir do momento que você reúne representantes da sociedade civil, poder público e comunidade científica, a tendência é que boas surjam", destacou.
O objetivo da Conferência foi a de discutir políticas voltadas à prevenção e resposta a eventuais calamidades naturais como as que se abateram sobre o Estado em 2008 e 2011. Dentro deste contexto, Prochnow destacou a proposta que envolve as escolas. "Foi amplamente discutida a questão na qual ações são direcionadas para que estudantes se conscientizem quanto às questões da preservação do meio ambiente e das políticas de prevenção a desastres naturais na cidade onde moram", reiterou. Em Jaraguá do Sul, já é desenvolvido um trabalho neste sentido, por meio de uma peça de teatro intitulada "Um Herói em Cada Um", apresentada inclusive no Fórum Nacional de Defesa Civil, em 2013.
O secretário Marcelo Prochnow acredita que o debate iniciado em Joinville deve agora ser ampliado na Conferência Estadual de Defesa Civil programada para os dias 26 e 27 na cidade de Lages.
Fpnte: Marcelo Prochnow – secretário da Defesa Civil da PMJS – 2106-8235
Emerson Gonçalves de Almeida
Jornalista (MTB nº 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199
id9592@jaraguadosul.sc.gov.br
www.jaraguadosul.sc.gov.br