A circulação destes veículos com excesso de peso que causa os maiores danos
A Prefeitura de Barra Velha está encaminhando ofícios às empresas e proprietários de caminhões que operam com transporte de carga e que circulam e estacionam nas vias públicas. A recomendação é para deixarem os caminhões em locais apropriados, devido aos danos causados nas vias por excesso de peso.
De acordo com o levantamento efetuado pela Coordenadoria de Trânsito, há muitas reclamações envolvendo o estacionamento dos caminhões em vias estreitas e residenciais, o que acaba danificando o leito das vias e causando transtorno ao fluxo de veículos.
Além disso, há muitas solicitações para que sejam colocadas placas de ‘Proibido Estacionar Ônibus e Caminhões Nestes Locais'. Porém, de acordo com a Coordenadoria, a instalação de placas não é a solução ideal, pois é a circulação destes veículos com excesso de peso que causa os maiores danos.
Existem caminhões das empresas de Barra Velha, assim como de autônomos, que trabalham nas empresas de Municípios vizinhos, assim como de autônomos de empresas de fora, mas que o motorista reside na cidade.
O município de Barra Velha desenvolveu-se consideravelmente nos últimos anos. O número expressivo de caminhões é sentido em todos os bairros, pela diversidade de situações que envolvem os motoristas. E para melhorar esse quadro é necessária a colaboração de todos.
O Decreto Municipal n. 939, de 06 de janeiro de 2014, regulamenta o trânsito de Ônibus e Caminhões:
Art. 1º §4º item I e §5º item V
"no horário das 09hs até às 22hs não será permitido o trânsito e nem o estacionamento de caminhões nas vias centrais do município";
"fica proibido estacionamento de caminhões, bi-caminhão e ônibus na área urbana do Município, nas vias com menos de 10 (dez) metros de largura, exceto em locais para estes destinados".
Pedimos a compreensão destes profissionais e empresas que operam no Município de Barra Velha para a preservação da via pública, evitando danos e prejuízos ao poder público e melhorando a qualidade de vidas das pessoas com condições adequadas de mobilidade urbana.
Coordenadoria Trânsito
Assessoria de Comunicação
Fones (47) 3446-7745 – 99048305