You are currently viewing Abertura do Programa de Educação Ambiental será no dia 23 de abril

Abertura do Programa de Educação Ambiental será no dia 23 de abril

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Na próxima quarta-feira (23), acontece a abertura do Programa de Educação Ambiental "Relação do Homem com a Natureza", em Corupá. Será no Centro de Visitantes, da  Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras, com início às 9 horas. Haverá presença de autoridades, diretores, professores, alunos e dos parceiros representados pelas Secretarias Municipais de Educação, de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá, 2ª Companhia da Polícia Militar Ambiental de Joinville, Mobasa Reflorestamento S.A e da Associação de Preservação e Ecoturismo "Rota das Cachoeiras". Durante a abertura do programa, haverá apresentação das atividades desta edição e palestra sobre o tema "Mata Atlântica", ministrada pelo renomado professor Ademir Reis, Doutor e Biólogo do Departmanento de Botânica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Diretor-Técnico do Herbário Barbosa Rodrigues, de Itajaí.

O programa estava desativado em 2013 e neste ano retorna em um novo formato, com diferentes atividades. "O programa terá uma nova cara. Durante a oficina da trilha, haverá dinâmicas e o foco do trabalho será o tema "Sustentabilidade", com ênfase nas questões de água e resíduos (coleta seletiva), previsto para implantação no próximo ano", destacou Franciele Bronstrup, Coordenadora do Programa de Educação Ambiental. Além de Franciele, também integram a equipe do programa, Claudia Krüger, Fiscal Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Tatiane Batista, Bióloga, da Associação de Preservação e Ecoturismo "Rota das Cachoeiras".

O objetivo do trabalho é promover aulas de Educação Ambiental para alunos da educação básica, buscando sua compreensão acerca da importância e dependência da sua relação com a natureza.

"Toda ação, que envolve cuidados com o meio ambiente é de extrema importância para a nossa sociedade. E dentro da escola é o principal caminho para se sensibilizar a cuidar cada vez mais do meio ambiente", enfatiza Joney Cicero Morozini, Secretário Municipal de Educação e Cultura.

Neste ano, o programa envolverá aproximadamente 661 alunos do ensino fundamental (4º e 7º ano), e alunos do 2º ano do ensino médio, das escolas municipais Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees e José Pasqualini e das escolas estaduais São José e Teresa Ramos, nos meses de maio a outubro.

As aulas acontecerão na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio Fiorentino Batistella), "Rota das Cachoeiras", todas às quintas-feiras, no período matutino e vespertino  e às terças-feiras, no período noturno, seguindo cronograma pré-fixado. A primeira aula acontecerá no dia 8 de maio, para alunos do 7º ano da Escola Municipal Francisco Mees, no período matutino e para alunos do 7º ano, da Escola José Pasqualini, no periodo vespertino. Cada turma deve estar acompanhada do professor regente.

Durante as aulas, haverá duas oficinas: trilha ecológica, com dinâmicas e palestra, planejadas de acordo com faixa etária dos alunos. Cada oficina, dura 45 minutos e haverá um intervalo de 15 minutos para lanchar entre as atividades. Os lanches serão patrocinados pela Associação de Preservação e Ecoturismo "Rota das Cachoeiras" e o transporte fica a cargo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Após as aulas ministradas na RPPN, cada turma participante do programa, com seu professor regente, devem elaborar uma atividade e entregar a Franciele Bronstrup, Coordenadora de Educação Ambiental, na Secretaria de Educação, com prazo máximo de 30 dias, após a aula de campo na RPPN.

Atividades das turmas envolvidas

4º ano do ensino fundamental

  • Ilustração e frase de conscientização sobre o tema "Sustentabilidade"

Atividade: Elaboração individual de uma ilustração, vinculando uma frase de conscientização ambiental. A turma selecionará uma das atividades para representação no concurso. O trabalho eleito deverá ser confeccionado em cartolina branca.

4º ano do ensino fundamental

  • História em quadrinhos sobre o tema "Sustentabilidade"

Atividade: A elaboração da história em quadrinhos poderá ser individual ou coletiva, a critério da escola. Apenas uma por turma participará do concurso. O trabalho eleito deverá ser confeccionado em cartolina branca.

2º ano do ensino médio

  • Jornal Informativo sobre o tema "Sustentabilidade"

Atividade: Elaboração coletiva de um jornal informativo, abordando temas de sustentabilidade (informações e imagens). A turma selecionará o melhor trabalho para representação no concurso. O trabalho eleito deverá ser elaborado em no mínimo 2 folhas A4.

Avaliação

Os trabalhos selecionados serão avaliados por uma comissão julgadora,  formada por representantes da Prefeitura Municipal de Corupá, Secretarias de Educação, do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, 1ºPelotão da 2ª Cia/Polícia Militar Ambiental, Mobasa Reflorestamento SA e Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras, bem como representantes de visitas técnicas. As atividades serão avaliadas pela criatividade, coerência ao tema, a correção gramatical, o texto, fotos ou charges e ilustrações.

Durante o ano, após o término das visitas e as aulas de educação ambiental, todos os trabalhos selecionados serão expostos em locais públicos (agências bancárias, lotérica e supermercados),

Premiação

O resultado e premiação será divulgado durante a solenidade de encerramento do Programa "Relação do Homem com a Natureza" de 2014, em data a definir. A turma vencedora do 4º ano realizará uma visita monitorada à Rota das Cachoeiras e uma visita técnica a uma propriedade, observando à produção de banana.

A turma vencedora do 7º ano  realizará uma visita monitorada à Rota das Cachoeiras e uma visita técnica para conhecimento do ciclo do Pinnus, na empresa Mobasa Reflorestamento S.A. A turma vencedora do 2º ano (ensino médio), realizará uma visita monitorada à Rota das Cachoeiras e uma visita técnica para conhecimento da produção de plantas ornamentais. Todas as turmas vencedoras também farão uma visita técnica à ETA (Estação de Tratamento de Água de Corupá).

O programa de Educação Ambiental "Relação do Homem com a Natureza" é uma parceria entre a Prefeitura de Corupá, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá e do 1º Pelotão/2ªCia/Polícia Militar Ambiental, Mobasa Reflorestamento SA e Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras.

A educação ambiental no município é desenvolvida desde 1997. Ela não é trabalhada como disciplina, mas como tema transversal. Segundo os PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais), "trabalhar de forma transversal significa buscar a transformação dos conceitos, a explicitação de valores e a inclusão de procedimentos, sempre vinculados à realidade cotidiana da sociedade, de modo que obtenha cidadãos mais participantes.

Cada professor, dentro da especificidade de sua área, deve adequar o tratamento dos conteúdos para contemplar o Tema Meio Ambiente, assim como os demais Temas Transversais". (MEC/Brasil, 1998, p.193).

Mais informações: 3375-1399 (Joney) ou 3375-1822 (Franciele Bronstrup, Coordenadora do Programa)

3375-1902, Claudia Krüger, Fiscal Ambiental

3375-2232, Tatiane Batista, Bióloga da Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras