Aulas de Educação Ambiental na Rota das Cachoeiras acontecem às quintas-feiras
As aulas do Programa de Educação Ambiental "Relação do Homem com a Natureza", iniciaram no mês de maio, com turmas de 7º ano. No dia 8 de maio, foram 22 alunos da Escola Municipal Francisco Mees, no período matutino e para 36 alunos da Escola José Pasqualini, no período vespertino. Cada turma esteve acompanhada do professor regente.
O objetivo do programa é promover aulas de Educação Ambiental para alunos da educação básica, buscando sua compreensão acerca da importância e dependência de sua relação com a natureza.
A abertura do programa aconteceu no dia 23 de abril, no pavilhão da Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras, com presença de autoridades, representantes dos parceiros envolvidos, diretores, professores e imprensa.
O programa estava desativado em 2013 e neste ano retorna em um formato mais dinâmico. A coordenação é da professora Francieli Brörnstrup, com apoio da equipe de trabalho formada por Claudia Krüger, Fiscal Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Tatiane Aparecida Batista, Bióloga, da Associação de Preservação e Ecoturismo "Rota das Cachoeiras" e os Cabos Carlos Eduardo de Carvalho e Josiane, da Polícia Ambiental de Joinville.
Na última quinta-feira (15), foi a vez dos 32 alunos (matutino) da Escola de Educação Básica Teresa Ramos e 47 alunos (vespertino) da Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, visitarem a Rota das Cachoeiras.
"As aulas de educação ambiental também trabalham a inclusão. O aluno cadeirante Kleber, da Escola Aluísio ficou muito feliz por ver uma cachoeira pela primeira vez. A segunda professora Maide Werner e o funcionário Edson foram muito atenciosos, auxiliando-o durante o percurso da trilha e carregando-o no colo, ao passar pela ponte pênsil. Foi um momento de muita emoção, ver a alegria do aluno",destaca a coordenadora Francieli.
Na próxima quinta-feira (22), a turma de 7º ano da Escola de Educação Básica São José participa, encerrando as aulas desta faixa etária.
Desenvolvimento do programa
As aulas acontecerão na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio Fiorentino Batistella), "Rota das Cachoeiras", todas às quintas-feiras, no período matutino e vespertino e às terças-feiras, no período noturno, seguindo cronograma pré-fixado. Neste ano, o programa envolverá aproximadamente 661 alunos do ensino fundamental (4º e 7º ano), e alunos do 2º ano do ensino médio, das escolas municipais Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees e José Pasqualini e das escolas estaduais São José e Teresa Ramos, no período de maio a outubro.
Durante as aulas, haverá duas oficinas: trilha ecológica, com dinâmicas e palestra, planejadas de acordo com faixa etária dos alunos. O foco do trabalho será o tema "Sustentabilidade", com ênfase nas questões de água e resíduos (coleta seletiva), previsto para implantação no próximo ano.
Cada oficina, durará 45 minutos e haverá um intervalo de 15 minutos para lanchar entre as atividades. Os lanches serão patrocinados pela Associação de Preservação e Ecoturismo "Rota das Cachoeiras" e o transporte fica a cargo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Após as aulas ministradas na RPPN, cada turma participante do programa, com seu professor regente, devem elaborar uma atividade e entregar a Francieli Brönstrup, Coordenadora de Educação Ambiental, na Secretaria de Educação, com prazo máximo de 30 dias, após a aula de campo na RPPN.
Atividades das turmas
4º ano do ensino fundamental
-
Ilustração e frase de conscientização sobre o tema "Sustentabilidade"
Atividade: Elaboração individual de uma ilustração, vinculando uma frase de conscientização ambiental. A turma selecionará uma das atividades para representação no concurso. O trabalho eleito deverá ser confeccionado em cartolina branca.
7º ano do ensino fundamental
-
História em quadrinhos sobre o tema "Sustentabilidade"
Atividade: A elaboração da história em quadrinhos poderá ser individual ou coletiva, a critério da escola. Apenas uma por turma participará do concurso. O trabalho eleito deverá ser confeccionado em cartolina branca.
2º ano do ensino médio
-
Jornal Informativo sobre o tema "Sustentabilidade"
Atividade: Elaboração coletiva de um jornal informativo, abordando temas de sustentabilidade (informações e imagens). A turma selecionará o melhor trabalho para representação no concurso. O trabalho eleito deverá ser elaborado em no mínimo 2 folhas A4.
Avaliação
Os trabalhos selecionados serão avaliados por uma comissão julgadora, formada por representantes da Prefeitura Municipal de Corupá, Secretarias de Educação, do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, 1ºPelotão da 2ª Cia/Polícia Militar Ambiental, Mobasa Reflorestamento S.A e Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras, bem como representantes de visitas técnicas. As atividades serão avaliadas pela criatividade, coerência ao tema, a correção gramatical, o texto, fotos ou charges e ilustrações.
Durante o ano, após o término das visitas e as aulas de educação ambiental, todos os trabalhos selecionados serão expostos em locais públicos (agências bancárias, lotérica e supermercados),
Premiação
O resultado e premiação será divulgado durante a solenidade de encerramento do Programa "Relação do Homem com a Natureza" de 2014, em data a definir. A turma vencedora do 4º ano realizará uma visita monitorada à Rota das Cachoeiras (até a 14ª) e uma visita técnica orientada pela Cooper Rio Novo (Cooperativa da Agricultura Familiar Rio Novo), a uma propriedade agrícola, observando à produção de banana.
A turma vencedora do 7º ano realizará uma visita monitorada à Rota das Cachoeiras (até a 14ª) e uma visita técnica para conhecimento do ciclo do Pinnus, na empresa Mobasa Reflorestamento S.A, em Rio Negrinho. A turma vencedora do 2º ano (ensino médio), realizará uma visita monitorada à Rota das Cachoeiras (até a 14ª) e uma visita técnica à empresa Mahnke, para conhecimento da produção de plantas ornamentais Todas as turmas vencedoras também farão uma visita técnica à ETA (Estação de Tratamento de Água de Corupá). As visitas à Rota das Cachoeiras terão acompanhamento do Corpo Voluntário de Bombeiros de Corupá e da Polícia Ambiental.
Educação Ambiental é desenvolvida desde 1997
A educação ambiental no município é desenvolvida desde 1997. Ela não é trabalhada como disciplina, mas como tema transversal. Em Corupá, é trabalhada por meio do programa de educação ambiental. Ao longo dos anos, o programa foi sendo modificado, atendendo as necessidades dos alunos.
Segundo os PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais), "trabalhar de forma transversal significa buscar a transformação dos conceitos, a explicitação de valores e a inclusão de procedimentos, sempre vinculados à realidade cotidiana da sociedade, de modo que obtenha cidadãos mais participantes.
Cada professor, dentro da especificidade de sua área, deve adequar o tratamento dos conteúdos para contemplar o Tema Meio Ambiente, assim como os demais Temas Transversais". (MEC/Brasil, 1998, p.193).
O programa de Educação Ambiental "Relação do Homem com a Natureza" é uma parceria entre a Prefeitura de Corupá, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá e do 1º Pelotão/2ªCia/Polícia Militar Ambiental, Mobasa Reflorestamento S.A e Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras.
Mais informações: 3375-1399 (Joney) ou 3375-1822 (Franciele Bronstrup, Coordenadora do Programa)
3375-1902, Claudia Krüger, Fiscal Ambiental
3375-2232, Tatiane Batista, Bióloga da Associação de Preservação e Ecoturismo Rota das Cachoeiras