Maior parte é de moradores da Vila Lenzi, um dos bairros mais atingidos pela enchente do final de semana
O número de desalojados pelas enxurradas de final semana que ainda ocupa o abrigo montado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul no Parque Municipal de Eventos caiu de 91 para 58 pessoas na manhã desta terça-feira. A maioria é morador da Vila Lenzi de ruas como a Irmão Leandro e Victor Rosemberg, uma das localidades mais castigadas pelas chuvas. De acordo com a Secretaria Municipal da Assistência Social vítimas de alagamentos predominam no abrigo mas na noite de quinta-feira ocorreu entrada de mais cinco pessoas de uma mesma família que tiveram a casa interditada pela Defesa Civil por estar em área de risco de desabamento de encosta.
No local, estas famílias, 15 ao todo, recebem todo o tipo de assistência necessária como alimentação, acomodações roupas e atendimento médico. As que deixaram o local receberam ainda um kit composto de alimentos não perecíveis, roupa, colchão, além de material de limpeza e de higiene pessoal. "A gente percebe que entre os que optaram em continuar no abrigo que eles preferem aguardar que o abastecimento de água seja restabelecido para eles poderem voltar para suas casas e limpar a lama e a sujeira acumulada", explicou a assistente social Marisa Koppelki, que coordena o abrigo.
Relatos – Entre os que ainda permanecem no Parque de Eventos está o casal Denis Ferreira da Silva Filho, 25 anos servente, e Maria das Dores Pereira Ventura, 39, dona de casa Os dois mais os sete filhos foram retirados às pressas pelos bombeiros da casa de aluguel onde moravam no bairro Centenário. "A gente precisa muito voltar lá para retirar móveis e a nossa geladeira que está lá", diz o servente que ainda está pagando a prestação da compra do eletrodoméstico. "No entanto, nossa prioridade hoje é conseguir uma nova casa para colocar nossa família já que onde a gente estava ficou bastante comprometida. Parte das paredes internas caíram e o piso cedeu", descreveu o servente.
Enquanto não encontram um novo lar, esta família deverá ser encaminhada à Secretária Municipal da Habitação para se inscrever em programas habitacionais mantidos pelo município. Independente disso, Denis e Maria já estão procurando um novo imóvel para alugar. "O importante é retomar nossa vida. Nossos filhos estão na escola, sendo três deles já adolescentes e não queremos atrapalhar o estudo deles", descreveu Denis que atua na construção civil jaraguaense.
Fonte: Emanuela Wolff – secretária da Assistência Social da PMJS – 2106-8101
Emerson Gonçalves de Almeida
Jornalista (MTB nº 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199
id9592@jaraguadosul.sc.gov.br
www.jaraguadosul.sc.gov.br