O Programa de Pavimentação Comunitária tem sido cada vez mais procurado pelos munícipes e veranistas de Barra Velha. Além das dez ruas já concluídas, há mais sete em andamento. No total, são cinco quilômetros de ruas mais seguras para transitar.
O Programa funciona da seguinte maneira: a Prefeitura de Barra Velha, através do Departamento de Desenvolvimento Urbano, elabora os projetos das ruas em que se pode realizar a Pavimentação Comunitária. Depois, organiza reuniões para explicar como funciona o Programa, promovendo a parceria entre moradores e Prefeitura. Em seguida são realizadas as obras de drenagem, com a instalação de tubos e boca de lobo, assim como a base da pista, que fica pronta para receber a pavimentação. Uma empresa contratada fica responsável pela colocação de lajotas e o valor da pavimentação é rateado entre os moradores.
No intuito de enfatizar a importância das calçadas, nas reuniões são colocados os pontos positivos da adoção da calcada padrão: além da acessibilidade, há a melhora no aspecto visual da rua, e utilização de Paver – tipo de piso que possibilita que a água seja absorvida pelo solo – e piso tátil, perceptível para pessoas com deficiência visual.
Entre as ruas com obras em andamento estão: Rua dos Açorianos, no Centro de Barra Velha, Rua Biguaçu e Tenente Martinho A. Campos, no bairro Itajuba, Santina Rosa da Costa e Rua Professora Dolores Olinger, Los Angeles.
Como aderir ao Programa
Para aqueles que quiserem aderir ao programa ou então desejam mais informações sobre a pavimentação comunitária, devem procurar o setor de Desenvolvimento Urbano, na sede da Prefeitura de Barra Velha, de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.
No portal da Prefeitura de Barra Velha há uma cartilha sobre calçada padrão. O material está disponível no site http://www.barravelha.sc.gov.br/, no link Projetos.
Fotos: Gaspar Toscan
Assessoria de Comunicação
Fones (47) 3446-7745 – 99048305