Padre Valdir Vicentini celebra 50 anos de sacerdócio
No último final de semana, o Padre Valdir Vicentini celebrou 50 anos de sua Ordenação Sacerdotal e Primeira Missa. O evento reuniu confrades, parentes e amigos, nos municípios catarinenses de Rio Negrinho e Botuverá.
O Padre Valdir atuou por muitos anos na região, dos quais aproximadamente oito anos em Corupá. Nasceu em Botuverá no dia 16 de julho de 1937. Em 28 de junho de 1964 foi ordenado sacerdote da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, em Brusque, pelo então Arcebispo de Florianópolis Dom Joaquim Domingues de Oliveira. No dia seguinte, celebrou sua primeira Missa na Igreja Matriz São José, em sua terra natal.
Durante essas cinco décadas, atuou em vários Estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Paraná e Santa Catarina. Na região do Vale do Itapocu, atuou por cerca de 25 anos. Inicialmente, de 1979 a 1985, como formador no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, e de 1985 a 1991, como superior do Noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul.
De 1996 a 2006, novamente esteve em Jaraguá do Sul, dessa vez como vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, ocupando-se do então "Setor São Francisco de Assis", o qual foi elevado ao título de "Paróquia São Francisco de Assis", em 2005.
Em 2010, retornando a Jaraguá do Sul, passou a residir no Noviciado Nossa Senhora de Fátima. Em agosto do mesmo ano, transferiu-se para o Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, sendo vigário paroquial da Paróquia São José, por cerca de dois anos. Atualmente, reside no Seminário São José, em Rio Negrinho.
Mais informações com Padre Valdir 9993-3186 ou Giuliano Berti: 9171-5511
"Concerto de Aniversário-Jazz Band Elite 23 anos" será no dia 4 de julho
Desenvolver a cultura musical e capacitar crianças, jovens e adultos para integrar a Jazz Band Elite é o objetivo da Escola de Música, que no dia 29 de maio completou 23 anos de atividades em prol da cultura musical de Corupá. Para comemorar a data, a banda promove o "Concerto de Aniversário-Jazz Band Elite 23 anos". Será no dia 04 de julho (sexta-feira), no Salão Paroquial Evangélico, com início às 20 horas.
Diretoria da Escola de Música
A Escola de Música foi fundada em 29 de maio de 1991, com o nome de Jazz Band Elite, em homenagem a antiga banda, que iniciou suas atividades em 1901. O objetivo foi desenvolver a cultura musical e capacitar crianças, jovens e adultos para formação da Banda Municipal Jazz Band Elite. Ao longo dos anos, a escola proporciona atividades culturais à comunidade, descobrindo talentos musicais e preparando músicos para integrarem a banda.
Os trabalhos são mantidos pela Prefeitura de Corupá, por meio da Divisão Municipal de Cultura, com apoio da AFPABEMJABE( Associação de Funcionários, Pais, Alunos e Benfeitores).
A Escola de Música Jazz Band Elite de Corupá conta com o apoio de uma diretoria atuante, que investe constantemente em instrumentos musicais e materiais necessários para o bom funcionamento da escola.
A diretoria atual está assim constituída:
Presidente: Antônio Fossile
Vice-presidente: Elisabete Tomazelli
Tesoureira: Maria Aparecida Rosa
Vice-tesoureira: Marcia Rohrbacher
Secretário: Kamila Arza Beez
Vice-Secretária: Edinete Zancanella
Conselho Fiscal: Silvana Zehnder, Salete Moser, Décio Werner Ludewig, Lauro Wendorf Junior e Arlene Strelow
Aulas de música de diversos instrumentos
A Escola de Música Jazz Band Elite é coordenada por Maria Aparecida Rosa, Chefe da Divisão de Cultura e Elizabete Tomazelli, Gerente de Cultura. O funcionamento da escola é das 7h30min às 21h. Atualmente atende 220 alunos, frequentando aulas de diversos instrumentos. A idade mínima para matrícula é a partir de 4 anos de idade, sem idade máxima para integrar a escola.
Desde 2009, a escola ampliou a oferta de cursos e aulas nos três períodos, para atender a demanda de interessados. Os cursos oferecidos são: clarinete, trombone, saxofone, acordeon, teclado, violino, flauta doce, violão, metais sopro e palhetas, percussão, flauta transversal, bateria, guitarra, baixo, trompete, tuba, bombardino, teoria musical, aulas de musicalização infantil e canto coral infantil.
A regência é do maestro Lauro Wendorf Junior e as aulas são ministradas pelos professores: Raphael Sérgio Paterno, Kamila Langhmammer Arza Beez, Wagner Francisco Alfredo Corrêa, Dennis da Silva Fernandes, auxiliados por Jackson Wajand (Auxiliar de Setor), Vitória Packer e Maria Tomaselli. A escola proporciona a seus professores e alunos cursos de capacitação como Femusc, Cursos da Sopro Novo Yamaha e outros.
A Jazz Band Elite participa ativamente em programações culturais dos mais diversos gêneros, buscando acima de tudo elevar a cultura musical corupaense. Apresenta-se em escolas, festivais, festas, desfiles, festivais natalinos dentro e fora da região.
Para acompanhar as notícias, a Escola de Música criou uma página no facebook para que os alunos e interessados podem acompanhar os eventos dos quais a banda participa.
Você pode curtir a página da escola no Facebook: Escola de Música Jazz Band Elite.
Projetos da Escola de Música
Banda Mirim
No segundo semestre de 2011, teve início o projeto Banda Mirim, com objetivo de formar uma banda musical com crianças que estão iniciando seu processo de musicalização na Escola de Música. Esta formação visa preparar as crianças para futuramente integrarem a Banda Municipal Jazz Band Elite. "Com isto, promovemos a transição entre o projeto Banda Mirim e o mundo do trabalho, capacitando crianças com conhecimentos e habilidades gerais específicas para o exercício de atividades produtivas, tanto na formação e integração da Banda Mirim como também nos grupos e ações artísticas de sua comunidade", destacou Cida Rosa, Coordenadora da Escola de Música.
Canto Coral e Flauta Doce com crianças do Cras
Em 2014, a Escola de Música desenvolve o projeto Canto Coral e Flauta Doce, em parceria com o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que oportuniza aulas de canto coral e flauta doce para 20 crianças cadastradas na entidade. As aulas acontecem uma vez por semana no auditório da Secretaria de Educação.
História da antiga Jazz Elite de 1929
A Escola de Música Jazz Band Elite de Corupá foi fundada em 29 de maio de 1991, por meio da Lei Municipal 758/91, na gestão do então prefeito Ernesto Felipe Blunk. O nome é uma homenagem a antiga Jazz Band Elite, que teve início em 1901 com Andréas Linzmeyer e sua família Linzmeyer, uma das mais famosas da redondeza.
Ao longo dos anos, esta banda passou por várias transformações, sucessos e dificuldades. No entanto, com a mudança de vários integrantes da família para outras localidades encerrou suas atividades em 1929.
O amor pela música foi mais forte e novos integrantes continuaram o trabalho musical iniciado há três décadas. Formaram a Jazz Band Elite com novos membros da família Linzmeyer e pessoas ilustres da comunidade corupaense.
A antiga Jazz Elite foi fundada em 15 de novembro de 1929, com a participação de 10 músicos: Emilio Goldmann (1º regente), França Vosgerau (2º regente), Michel Stern, Francisco Mees, Alberto Maffezzolli, Paulo Kaesemodel, Germano Büttgen, Willy Maffezzolli, Luiz Maffezzolli e Julio Maffezzolli.
A formação posterior teve a participação de Francisco Mees no sax alto (1930) e dirigente (1940-1943), Germano Büttgen como orquestrador (1939), Willy Maffezzolli no sax (1930-1944/1949), Manfredo Fuck no pistão (1941) e como dirigente (1943), Alcides de Souza na bateria (1944), Liodemar da Silva no ritmo (1949), Lauri Lopes no trombone (1951), Eugenio Maffezzolli no sax tenor (1951), Solano Souza no acordeon (1952) e Alaor Langhammer no acordeon (1953).
Esta formação comemorou os 25 anos da banda em 15 de novembro de 1954. Também participaram da banda Robert Funke, Richardt Wimmer, Willy Germano Gessner.
A Jazz Band Elite tornou-se famosa e apresentou-se em diversos estados brasileiros, transformando os músicos no orgulho de Corupá. Com o surgimento da bossa nova que rejeitava a música tradicional, a Jazz Band Elite extinguiu-se na década de 60 e os seus instrumentos foram vendidos para o ferro velho.
Mais informações com Cida: 3375-1399
Escola de Música Jazz Band Elite promove Concerto de Aniversário
A Escola de Música Jazz Band Elite convida a comunidade para o Concerto de Aniversário, em comemoração aos 23 anos da escola. Será que no dia 4 de julho (sexta-feira), no Salão Paroquial Evangélico, com início às 20 horas.
Desde já, agradece a presença de todos.
Mais informações: 3375-1399
Bingo Beneficente da Escola Teresa Ramos será no dia 5 de julho
A direção e APP da Escola de Educação Básica Teresa Ramos convida a comunidade para o Bingo Beneficente. Será no dia 5 de julho (sábado), no auditório da escola, com início às 14h30min. Haverá ótimos prêmios como bicicleta, batedeira, sanduicheira, secador de cabelos, tanque, relógio, edredons e outros.
O valor da cartela é R$ 10,00 com direito a oito rodadas e cinco prêmios em cada. As cartelas estão sendo vendidas antecipadamente na secretaria da escola.
Durante a tarde também haverá rodada de binguinhos.
Mais informações: 3276-9372 ou 3276-9494
Festas Juninas são transferidas para o mês de julho
Mês de junho, é o tradicional mês das festas juninas, mas devido aos transtornos e prejuízos causados nas comunidades pela grande enchente no município de Corupá, nos dias 7 e 8 de junho, algumas entidades transferiram as festas para o mês de julho.
Prepare seu traje e participe das festas juninas em escolas:
3 de julho (quinta-feira): Escola Municipal Francisco Mees, com festa interna
3 de julho (quinta-feira): Escola Municipal José Pasqualini, com festa interna
12 de julho: Escola de Música Jazz Band Elite, promovida pela AFPABEMJABE(Associação de Funcionários, Pais, Alunos e Benfeitores). Será no Salão Paroquial São José, com início às 16 horas.
26 de julho: Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira, com início às 18 horas. As apresentações de danças começam às 19h.
Festa Junina da Escola de Música será no dia 12 de julho
A AFPABEMJABE (Associação de Funcionários, Pais, Alunos e Benfeitores), da Escola de Música Jazz Band Elite convida a comunidade para a tradicional festa junina. Será no dia 12 de julho (sábado), no Salão Paroquial São José, com início às 16 horas.
Haverá diversas atrações e brincadeiras para as crianças com cama elástica e piscina de bolinhas, Concurso de Sinhozinho e Sinhazinha e outras atrações. As apresentações culturais e musicais começam a partir das 18h30min.
No local, haverá completo serviço de bar e cozinha, com venda do tradicional galeto, quentão, pinhão, pipoca e outros. Prepare o seu traje e venha festar no Arraial da festa da Escola de Música. Os cartões antecipados já adquiridos no mês de junho, continuam valendo para a festa em julho.
Mais informações: 3375-1399
Festa Junina da Loja Lindóia será no dia 20 de julho
A equipe da Loja Lindóia convida a comunidade para sua tradicional Festa Junina, em comemoração aos 20 anos de atividades. Será no dia 20 de julho (domingo), na Sociedade Rio Novo (Salão Krüger), com início às 14 horas. Haverá sorteio de mais de 150 prêmios, música ao vivo, quadrilha, dança e teatro. Ingressos antecipados na loja Lindóia.
Mais informações: 3375-2133
Escola Aluísio promove Festa Junina no dia 26 de julho
A direção e APP da Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira convidam a comunidade para a tradicional festa junina. Será no dia 26 de julho (sábado), com início às 18 horas. Haverá diversas atrações com jogos, danças, brincadeiras e guloseimas típicas: pipoca, espetinho, pinhão, maçã do amor, quentão e outros.
Mais informações: 3375-1822
Recesso Escolar em Corupá será de 7 a 18 de julho
A Secretaria Municipal de Educação de Corupá comunica que de 7 a 18 de julho, os alunos estarão em recesso escolar (férias). Os professores participam de atividades pedagógicas na escola, durante a semana de 8 a 10 de julho. As secretarias de escolas mantêm atendimento normal. A rede estadual seguirá o calendário determinado pela Gerência de Educação do Estado.
O reinício das aulas será no dia 21 de julho (segunda-feira).
Nos centros de educação infantil Dona Nina, Franz Dorn e Gertrudes Steffen as atividades seguem normalmente, sem recesso escolar.
Mais informações: 3375-1399
Horário especial durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Corupá comunica que durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo haverá horário diferenciado, conforme decreto municipal nº 716/14, de 30 de maio de 2014.
Nas escolas da rede municipal e estadual de educação não haverá aula no período vespertino e noturno no dia 4 de julho. As creches no dia 4 de julho trabalham até às 15h30min.
Nas demais secretarias da administração municipal, o expediente nestes dias será das 7h às 13 horas.
Mais informações: 3375-1399