No dia 21 de agosto é do Dia da Banana em Corupá, instituído oficialmente por Decreto Municipal em 2012. Para comemorar a data, a comissão organizadora definiu vários eventos e atividades, que neste ano serão desenvolvidos na nova Praça Artur Müller, de 19 a 23 de agosto, das 9h às 19h.
Valorizar a banana, a principal atividade agrícola de Corupá e o trabalho dos agricultores familiares, destacando a importância da bananicultura para o desenvolvimento do município, é o objetivo do Dia Municipal da Banana, comemorado anualmente.
A programação é uma iniciativa da Prefeitura de Corupá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Asbanco e Epagri.
Bananicultura em Corupá
Corupá é a Capital Catarinense da Banana. A economia do município baseia-se na bananicultura, a principal atividade agrícola, representando 35% da produção. Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a banana é cultivada em uma área de 5.500 hectares, com a produção anual de 140 mil toneladas. No ano de 2013, a atividade gerou uma movimentação econômica, de aproximadamente 31 milhões de reais, representando 80 % da produção agrícola.
A bananicultura é responsável pela geração de 4 mil empregos diretos e indiretos, reunindo aproximadamente 780 famílias, no cultivo da fruta. Além da banana in natura, o município também possui pequenas indústrias de processamento de banana seca e de doces de banana, que absorvem parte do excesso de produção.
Os resíduos da produção de bananas como a fibra de bananeira são aproveitados para artesanato. A fibra da bananeira é utilizada na confecção de inúmeros produtos, como bolsas, chapéus e enfeites. É uma alternativa de renda para as produtoras rurais da região.
Em Corupá, também está sediada a maior Associação de Bananicultores do Brasil (Asbanco), que possui mais de 500 associados ativos. Suas atividades estão voltadas ao fortalecimento dos associados, sendo destaque nacional na organização e na assistência aos bananicultores.
A bananicultura existe há um século no norte de Santa Catarina. O município de Corupá foi pioneiro nesta cultura e por isso concentra o maior número de famílias trabalhadoras do Estado. Existem registros fotográficos do cultivo em 1902, na propriedade de Georg Herrmann. A aplicação de técnicas começou em 1970 e segue até hoje. Na década de 80, houve um aumento da área plantada e quase 60% dos agricultores já produziam banana. Atualmente a banana é cultivada em aproximadamente 5 mil hectares. A banana continua sendo o principal produto agrícola do município.
Corupá é considerada a capital catarinense da banana e das plantas ornamentais, destacando-se também na avicultura, piscicultura, produção de palmáceas, arroz, hortaliças e bovinos.
"Banana de Corupá , doce por natureza"
Com o slogan ,"Banana de Corupá , doce por natureza", a Asbanco, pretende divulgar e valorizar ainda mais, a maior matéria-prima e principal atividade agrícola do município, além de buscar a conquista do selo para oficializar a banana mais doce do Brasil.
A entidade iniciou um processo junto ao Sebrae e ao Ministério da Agricultura, para o reconhecimento e conquista do Selo de Indicação Geográfica, comprovando que a fruta é a ‘Banana mais doce do Brasil'. Segundo a diretora executiva da Asbanco, Eliane Cristina Müller, a certificação trará benefícios, reforçando o marketing e confirmando a qualidade, que diferencia o produto de Corupá dos demais, aumentando as vendas e agregando valor ao produto. "Os três principais diferenciais da produção são: a casca da fruta é mais grossa e durável, é um fruto com pouca água e a banana é mais doce", enfatiza Eliane.
Por que a banana de Corupá é a mais doce?
A doçura da fruta se dá devido às condições climáticas em que ela é produzida. Em função do fator climático, o tempo necessário para a produção de um cacho de bananas é maior do que das demais produções, isto faz com que a fruta crie mais amido, tornando-se mais doce e menos aguada. O sabor da fruta é diferenciado e agrada aos consumidores.
Atrações da programação alusiva ao Dia da Banana
Dentre as atrações da programação alusiva ao Dia da Banana, destacam-se: Exposição de máquinas e equipamentos utilizados na bananicultura, exposição de fotos antigas da bananicultura do município, exposição de cachos de variedade de banana, venda de produtos à base de banana e artesanato com fibra de bananeira, concursos "adivinhe o peso/quantidade de bananas, culto ecumênico, tarde dançante da Terceira Idade, Palestras, II Fórum Tecnológico da Bananicultura e outras.
Programação Dia da Banana
19/08 (terça-feira)
9h às 19h: Abertura da exposição de máquinas utilizadas na bananicultura, da exposição de cachos de variedade de banana, produtos à base de banana e exposição da Acart (Associação de Artesãos de Corupá), com artesanato da fibra de bananeira e outros.
19 a 22/08: (terça a sexta-feira)
9h às 17h: Trabalhos da Secretaria de Desenvolvimento Rural/Asbanco/Cidasc serão deslocados para a área de exposição. Haverá emissão de notas de produtor (CFO/CFOC e PTV).
9h e 15h: Palestras sobre "Bananicultura de Corupá", para alunos do 5º ano de escolas da rede municipal e estadual
15h30min: Palestra sobre o sobre o tema "Produção Integral da Bananicultura e alternativas de controle de pragas", para alunos do 2º ano vespertino do ensino médio da Escola de Educação Básica Teresa Ramos
19 a 23/08: (terça a sábado)
9h às 19h: Exposição de máquinas utilizadas na bananicultura, da exposição de cachos de variedade de banana, produtos à base de banana e exposição da Acart (Associação de Artesãos de Corupá), com artesanato da fibra de bananeira e outros.
9h às 19h: Concursos: Qual é o número de bananas do cacho? Qual é o peso da banana? Qual é o peso da caixa de banana?
9h às 19h: Degustação de banana nos comércios do município
9h às 19h: Exposição de fotos sobre a história da Bananicultura
21/08 (quinta-feira): Dia Municipal da Banana
13h30min às 17h30min: II Fórum Tecnológico de Bananicultura sobre o tema "Perspectivas de Mercado", no Salão da Igreja Evangélica, com diversas palestras
13h30min às 18h: Tarde Dançante da Terceira Idade, com café de produtos à base de bananas, no Salão Paroquial São José
19h30min: Culto Ecumênico "Dia da Banana", na Igreja Luterana do Centro.
23/08 (sábado)
10h às 18h: Apresentação Musical, na Praça Artur Müller
11h30min às 14h30min: Feijoada da Escolinha do Xoxo 10, na Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira
13h: Divulgação do resultado e premiação do concurso de fotos/concurso de cachos e slogan do evento
18h: Encerramento da programação alusiva ao Dia da Banana.
Informações/organização: Prefeitura Municipal de Corupá – Secretaria de Desenvolvimento Rural: 3375-1902 Asbanco: 3375-1848 Epagri: 3276-9370
II Fórum Tecnológico da Bananicultura será no dia 21 de agosto (quinta-feira)
Palestras sobre o tema "Perspectivas de Mercado"
21 de agosto: Salão Paroquial Evangélico
13h30min às 14h: Recepção e Inscrição
14h às 14h35min: Palestra "Panorama Atual de Mercado e Alternativas de Comércio: Modelo Polpa Brasil", ministrada por Rodrigo Lemos, Gerente Comercial da Polpa Brasil
14h35min às 15h10min: Palestra " Cenário da Bananicultura no Norte de Minas Gerais e marca coletiva como estratégia de desenvolvimento regional", ministrada por Jorge Luis de Souza, Presidente ABANORTE
15h10min às 15h30min: Perguntas
15h30min às 16h: Intervalo
16h às 16h35min: Palestra "Padrão de Qualidade Benassi e Tendências Futuras", ministrada por Cleber Luis Rodrigues de Souza, Diretor Geral Benassi
16h35min às 17h10min: Palestra "Mercado Nacional: Produção e Distribuição Bananas Magario"
17h10min às 17h30min? Perguntas
17h30min: Encerramento e coquetel
Os interessados em participar do II Fórum devem inscrever-se na Asbanco (3375-1848), Secretaria de Desenvolvimento Rural (3375-1902) ou Epagri (3276-9370). As inscrições são gratuitas.