Iniciam os preparativos da 26ª Schützenfest

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Diretoria de Comunicação inicia série de reportagens com representantes das 15 associações da ACSTVI que, em parceria com Fundação Cultural (FC) e a Prefeitura de Jaraguá do Sul, realizam os 11 dias do evento

Crédito das fotos anexas: Francisco Junkes/PMJS

Faltando 50 dias para o início da 26ª Schützenfest, a "festa do atirador", a Diretoria de Comunicação inicia, a partir de hoje, uma série de reportagens com representantes das 15 associações integrantes das Associações dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI) que, em parceria com Fundação Cultural (FC) e a Prefeitura de Jaraguá do Sul, realizam os 11 dias do evento. Neste ano, a "Schützen", como também é conhecida, ocorre de 9 a 19 de outubro, no Parque Municipal de Eventos. Na verdade, o pontapé inicial ocorreu em 27 de julho, com a escolha da rainha, primeira e segunda princesas.A rainha, Priscila da Silveira, representante da Sociedade Ribeirão Grande da Luz; a primeira princesa, Carla Novicki, da Sociedade Hansa Humboldt; e a segunda princesa, Lais Fernanda Ramos, da Sociedade Rio da Luz II, são as principais representantes do evento.

A Fundação Cultural lançou, recentemente, edital que prevê a exploração comercial de pontos de alimentação. O conteúdo completo do documento pode ser conferido em http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/downloads.php?id=13765. A abertura das propostas, que não deverão ser menores de R$ 5,5 mil, está prevista para 15 de setembro. Para os próximos dias, estão previstos outros editais para contratação de empresas de limpeza, seguranças, tendas, produção de mídia e sonorização. Nesta edição não será utilizado o pavilhão "C", que passa por reformas e abrigará o Centro de Convivência.

De acordo com o presidente da FC, Sidnei Marcelo Lopes, o orçamento para esta edição será da ordem de R$ 800 mil a R$ 1 milhão, com a participação de cerca de 30 bandas. A programação conta com a Tarde das Crianças, no dia 11;e a Tarde dos Idosos, no dia 16. O restante da programação oficial será divulgada em 13 de setembro, quando integrantes das sociedades de tiro percorrem o trecho entre a FC e o Museu Histórico Emílio Silva para transportar o "schützenbaum", símbolo de votos para uma festa promissora. A ideia de Lopes é aumentar o valor do repasse dos R$ 15 mil para cada uma das 15 associações participantes. "Trata-se de um fomento à cultura e à preservação das sociedades, que mantém o tiro o ano todo", diz.

O ciclo de entrevistas começa na Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz "Salão Barg", com o presidente Celso Hille (áudio), que conta com 129 famílias sócias. Presidente desde 1999, com pequenos períodos de afastamento, Hille lembra da ideia original da festa, que nasceu no salão. "A idealização da festa se deu no salão Barg e depois se transformou em um evento regional de preservação da tradição familiar", disse.

O Salão Barg completa no próximo ano 100 anos fundação. Foi criado em 15 de agosto de 1915, com o nome de Tiro Nacional Rio da Luz. As atividades iniciaram, de acordo com o livro "Festas de Rei", de Silva Regina Toassi Kita, no salão dos irmãos Mathias, em Rio da Luz I e mais tarde no Salão Voigt. O prédio atual, conta Gielead Siewerdt (áudio), que já integrou a diretoria da Associação e é vizinha do local, foi fundado em 9 de novembro 1949, em terreno doado pelo industriário Wolfgang Weege. O nome: "Salão Barg", ficou conhecido pelo gerente de uma filial da Firma Weege, que ficava em frente à sede, Frederido Barg, mais tarde substituído por Leopoldo Barg, avô de Gielead. Ela também confirma o fato de a "Festa do Atirador" ter sido idealizada no salão Barg.

Diretor de tiro da sociedade há 16 anos, Rui Barg (áudio) classificou a importância da realização da Schützenfest. "Divulga o trabalho das sociedades", avaliou. A associação promoveu, no fim de semana, a 10ª edição da "Immigrantenkonigsfest", ou "Festa do Rei do Imigrante", com atrações de tiro, desfile, pratos típicos e danças folclóricas. (Com pesquisa ao livro "Festas de Rei", de Silva Regina Toassi Kita, publicado em 2000).

Fonte: Sidnei Marcelo Lopes, presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul – (47) 2106-8700

Pedro Bortoloti Junior
Jornalista (DRT SC 00968 JP)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Fone 2106-8095
id9756@jaraguadosul.sc.gov.br
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