"Recebemos comunicado da CIDASC que em monitoramento realizado na região de Paulas, em São Francisco do Sul, foi detectada a presença de toxina diarréica em moluscos bivalves (mexilhões) em coleta na data de 13/08/2004. Além disso, foi encontrada uma concentração significativa de algas produtoras de toxinas diarréicas na região.
Diante do resultado a CIDASC determinou que a retirada de moluscos bivalves do mar está suspensa e que novas amostras serão encaminhadas em breve para o Laboratório de Pesquisa e Monitoramento de Algas Nocivas e Ficotoxinas/ Láqua Itajaí/SC.
A Vigilância Sanitária orientou os fiscais sanitários que moluscos bivalves da região de Paulas em São Francisco do Sul, retirados do mar a partir da data de 13/08/2014, não poderão estar dispostos no comércio e em restaurantes, e que não havendo rótulo ou identificação de origem com comprovação de fiscalização pelo órgão competente da agricultura (SIM, SIE, SIF) os mesmos não podem ser comercializados e as medidas cabíveis devem ser adotadas pelas vigilâncias sanitárias.
Desta forma, solicitamos que as Regionais disseminem essa informação aos municípios de sua abrangência e intensifiquem a vigilância das doenças diarreicas agudas. O Alerta está sendo encaminhado para todas as regionais para conhecimento, em razão do comércio desses produtos, no entanto, nesse caso, pedimos especial atenção à Regional de Joinville pela localização do foco de contaminação."
Claudio Augusto A. Silvino
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Corupá-SC
(47) 3375-6519 / 3375-6500
(47) 9602-1441(Vivo)
skype: csilvino
WhatsApp