Equipe jaraguaense apresentou a experiência local em Seminário do Ministério Público em Natal (RN)
Instituído em Jaraguá do Sul a partir de 2007, o Programa Famílias Acolhedoras da Secretaria Municipal da Assistência Social Criança e Adolescente (Semascri) já é referência nacional. Prova disso, foi a apresentação desta iniciativa, a convite do Ministério Público do Rio Grande do Norte, no Seminário "Fortalecer e Conhecer" que entre outros aspectos, promoveu o lançamento da Campanha "Abrace Vidas" em Natal (RN) no último mês de agosto.
A proposta do Programa Famílias Acolhedoras é cadastrar e preparar famílias da comunidade para acolherem provisoriamente crianças e adolescentes. "Uma família substituta representa a continuidade da convivência familiar em ambiente sadio, onde a criança pode expressar sua individualidade e ter seu sofrimento minimizado diante da crise que se encontra".apontou a secretária municipal da Assistência Social, Euci Cristofolini, que esteve em Natal, na ocasião como diretora da Semascri.
De acordo com ela, o convite aconteceu após participação da equipe jaraguaense durante Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Direitos Humanos no começo deste ano na Procuradoria-Geral da Justiça em Florianópolis.
O diretor da Semascri, Joel Luis Correa também representou o município no encontro potiguar. "Procuramos mostrar a eles que o 'Famílias Acolhedoras' é viável e com baixo custo orçamentário . Afinal, com um psicólogo e um assistente social você já dispõe de uma equipe de trabalho para o programa", apontou Correa.
Dos 82 municípios do Rio Grandce do Norte que participaram do evento, 32 já haviam assinado o termo de adesão. "A partir deste momento em Natal a postura do MP daquele Estado será de capacitar as equipes de trabalho. No entanto, se for necessário os promotores poderão lançar mão de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para que a medida se cumpra em todos os municípios", descreveu o diretor da Semascri.
Retomada – Para estimular maior adesão da comunidade, a Semascri retomou a divulgação do "Famílias Acolhedoras" em Jaraguá do Sul através de ampla campanha em 2013 que contou com cartazes e panfletos explicativos distribuídos em associações de moradores e instituições afins. A ideia foi mostrar às pessoas que o programa necessitava, naquela ocasião, de maior participação de nossa comunidade", disse Euci Cristofolini. Atualmente o município conta com 10 famílias cadastradas ao Programa.
Todas as despesas de viagem dos representantes da Semascri a Natal foram custeadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte.
Fonte: Euci Cristofolini – secretária da Assistência Social da PMJS – 2106-8101
Emerson Gonçalves de Almeida
Jornalista (MTB nº 3140/11/190)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
(47) 2106-8229, 2106-8199
id9592@jaraguadosul.sc.gov.br
www.jaraguadosul.sc.gov.br