Teste classificatório seleciona alunos para o projeto de Manutenção dos Integrantes da Jazz Band Elite
No mês de agosto, a Escola Municipal de Música Jazz Band Elite abriu inscrições para o processo seletivo de contratação de músicos para compor a Banda Municipal, no projeto "Manutenção dos Integrantes da Banda Municipal/Lei Rouanet.
A seleção da primeira etapa encerrou no 15 de setembro para atender 27 alunos e professores que já frequentam a Escola de Música. Os testes classificatórios ocorreram de 1 a 15 de setembro e foram realizados em horários determinados no ato da inscrição.
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de atender aos alunos da escola, que compõem as bandas, para que recebam auxílio com bolsa de estudos. "É uma forma de incentivo para que permaneçam estudando na Escola de Música e integrando a banda. Alguns alunos saem da banda para ir trabalhar. Com este auxílio, o objetivo é que permaneçam e se dediquem cada vez mais à musica", destaca Cida Rosa, Coordenadora da Escola de Música Jazz Band Elite..
Um edital será aberto para contratação de seis músicos faltantes, para integrarem ao projeto de composição da banda. Há vagas para Trompete (3), Eufônio (2), e Trombone (1). As inscrições devem ser feitas na Escola de Música. A data dos testes classificatórios será definida no ato da inscrição.
Avaliação
Os alunos foram avaliados com notas de 5 a 10 em prova escrita e prática, nos seguintes critérios: leitura rítmica, leitura métrica (do método do curso completo de Teoria Musical e Solfejo), estudo de livre escolha, leitura à primeira vista e escalas.
Durante a avaliação, foram observados diversos aspectos: afinação, sonoridade, postura corporal, desenvoltura, projeção, leitura, fraseado, dinâmica e agógica (procedimento de articulação de sons, que implica alteração de andamento, expressão e caracter, etc).
Músicos inscritos
Trompete: 2 |
Clarinete: 6 |
Flauta Transversal: 5 |
Henrique Weege Matheus Guilherme Linch |
Joana Rohrbacher-Matheus Franceschi Heloisa Voltolini Simone Sell Daiane Keiser Kamila Langhammer Arza Bez |
Vitoria Packer Novacoski Pilar Langhammer Arza de Brito Jeferson Kreise Mayara Cordeiro Natahali Vitoria de Carvalho Malamud |
Saxofone: 2 |
Sax Tenor: 1 |
Trombone: 2 |
Maria Tomaselli Lucas Gonçalves Farias
|
Aguinaldo Vieira da Silva Junior |
Raphael Sérgio Paterno Samuel Gessner |
Contrabaixo:1 |
Guitarra:1 |
Teclado:1 |
Antônio Cezar |
Wagner Francisco Corrêa |
Augusto Matheus Oliari |
Percussão: 4 |
Tuba:1 |
Clarone: 1 |
Dennis da Silva Fernandes Cairo Alencar Gonçalves Rafael Augusto Kühl Matheus Wendorf Costa |
Leandro Rafael Krüger Gessner |
Jackson Wajand
|
Projeto "Manutenção dos Integrantes da Banda Municipal"/ Lei Roaunet
A Escola Municipal de Música Jazz Band Elite inscreveu o projeto "Manutenção dos Integrantes da Banda Municipal/ Lei Roaunet, no Ministério da Cultura em 2013 e foi aprovado em julho de 2014.
O valor do projeto é R$ 297.400,00, que será utilizado para pagamento de bolsas de estudo aos 35 alunos, professores, maestro e coordenadores, que vão integrar o projeto, parte do transporte da banda, alimentação, hospedagem (distância acima de 100 Km) e contabilidade.
A captação financeira do projeto começa no mês de outubro em empresas da região. O projeto será desenvolvido de agosto de 2014, com encerramento no dia 30 de junho de 2016.
O objetivo primordial do projeto é divulgar o trabalho da banda e incentivar o crescimento do aluno. "Queremos que em final de 2016, esses alunos estejam aptos e tenham conhecimento musical, para que continuem seguindo esse caminho, destacou Cida Rosa, Coordenadora da Escola de Música Jazz Band Elite.
As apresentações começam em março de 2015. Durante o período de duração do projeto, a Jazz Band Elite tem como contrapartida fazer dez apresentações oficiais (concertos) dentro do estado de Santa Catarina, além de apresentações em instituições como Apae, Lar de Idosos, Auto de Natal e em outros eventos que os patrocinadores convidarem. O projeto também preconiza o oferecimento de oficinas de Flauta e Canto Coral à crianças carentes. No mês de outubro, a Jazz Band Elite se apresenta na Apae de Jaraguá do Sul e em Guaramirim e faz um trabalho de musicalização com os alunos. No dia 13 de outubro será em Jaraguá do Sul e no dia 20 de outubro, em Guaramirim.
A Jazz Elite possui diversos repertórios, com duração de aproximadamente uma hora, para atender diversos públicos. "Os repertórios serão aperfeiçoados, conforme as apresentações solicitadas, fazendo os alunos tomarem gosto pelo estudo", diz o maestro Lauro Wendorf Junior.
Além disso, o projeto oportuniza o acesso das pessoas com necessidades especiais e valoriza a preservação ambiental, por meio da conscientização durante as apresentações.
Mais informações: 3375-1399
Encerramento das atividades do Programa de Educação Ambiental "Relação do Homem com a Natureza será no dia 25 de setembro
As Secretarias Municipais de Educação, de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá, o 1ºPelotão/2ª Companhia da Polícia Militar Ambiental de Joinville, a Mobasa Reflorestamento S.A e a Associação de Preservação e Ecoturismo "Rota das Cachoeiras" promovem o encerramento do Programa de Educação Ambiental "Relação do Homem com a Natureza". Será no dia 25 de setembro (quinta-feira), no Centro de Visitantes da Rota das Cachoeiras, com início às 13h30min.
Durante a tarde, haverá avaliação e premiação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano pelos alunos envolvidos.
Programa de Educação Ambiental "Relação do Homem com a natureza"
O Programa de Educação Ambiental "Relação do Homem com a natureza", com o slogan "Mostre suas garras pela natureza", é desenvolvido anualmente de maio a setembro, na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), Rota das Cachoeiras, em Corupá. As aulas aconteceram todas às quintas-feiras, no período matutino e vespertino e às terças-feiras, no período noturno, seguindo cronograma pré-fixado.
Neste ano, o programa envolveu aproximadamente 661 alunos do ensino fundamental (4º e 7º ano), e alunos do 2º ano do ensino médio, das escolas municipais Aluísio Carvalho de Oliveira, Francisco Mees e José Pasqualini e das escolas estaduais São José e Teresa Ramos.
Mais informações: 3375-1822 (Francieli) 3375-1902 (Claudia) 3375-2232 (Tatiane)
Darci Rutsatz