You are currently viewing Outras notícias de Corupá

Outras notícias de Corupá

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Produtores rurais podem retirar ITR até 30 de setembro

Os produtores rurais podem realizar a retirada das guias do ITR (Imposto Territorial Rural) na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá, até 30 de setembro. Não esquecer de levar a declaração do ITR emitida no ano anterior. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às17h.

Quem não efetuar a retirada até o prazo estabelecido, recebe multa.

Mais informações: 3375-1902

Escolas de Corupá recebem Biodecompositores

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente realizou a entrega de 18 biodecompositores para escolas da rede de ensino de Corupá. Os biodecompositores serão utilizados para o descarte de maneira correta dos restos de alimentos e outros materiais orgânicos, que são gerados, quando normalmente seriam descartados para a coleta de lixo.

O biodecompositor é composto de bombonas plásticas adaptadas, onde acontece a decomposição de restos de alimentos e outros produtos orgânicos. Após o enchimento dos biodecompositores, é necessário um período de "descanso", normalmente no verão se aguarda 45 dias para o uso do material resultante. Posteriormente será usado em hortas escolares e domiciliares.

"Ao longo do tempo, o uso contínuo do biodecompositor traz grandes benefícios para as instituições de ensino, pois além do ganho ambiental, o fator educacional reflete na diminuição do desperdício e do adequado destino do lixo orgânico domiciliar", enfatiza Jean Marcel, Secretário Municipal do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Segundo Jean, o total de resíduos produzidos em Corupá, cerca de 45,84 % são de resíduos orgânicos, gerando um volume de 81,37 ton/ano, representando grande custo para coleta e destinação dos resíduos ao aterro sanitário.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente disponibiliza aos interessados uma pequena apostila demonstrativa de como montar o biodecompositor.

Mais informações: 3375-1902 ou 3375-2247

Análise de Solo é subsidiada pela administração municipal

Para os produtores que necessitam efetuar análise de solo, a Prefeitura Municipal de Corupá efetua o subsídio de uma análise química por ano. A iniciativa que acontece há mais de 5 anos, auxilia na melhoria das condições de produção das propriedades, pois assim o proprietário conhece a real necessidade de adubação da cultura presente. Com a análise de solo, é possível identificar qual o adubo é mais apropriado e quantidade necessária.

Mais informações: 3375-1902 ou 3375-2247

 Inscrições dos Imóveis Rurais no CAR são gratuitas

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá efetua o cadastramento do imóvel rural de forma gratuita aos proprietários rurais do município. O serviço deve ser agendado com o engenheiro agrônomo da Secretaria.

Para fazer o cadastro, o proprietário rural deve apresentar a seguinte documentação: matrícula do imóvel (de preferência atualizada), documentos pessoais de todos os proprietários do imóvel e CCIR (Certificado de Cadastro do Imóvel Rural).

O CAR (Cadastro Ambiental Rural) é um registro público, eletrônico, de abrangência nacional, feito junto ao órgão ambiental competente. Criado pelo Novo Código Florestal Brasileiro, Lei n.º 12.651, de 25 de maio de 2012. O registro é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem como finalidade, integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

A não realização do CAR poderá restringir o acesso do proprietário/posseiro a linhas de crédito federal ou programas de fomento oferecidos pelos governos federal e estadual.

Mais informações e agendamentos por telefone: 3375-1902 ou diretamente na Secretaria, localizada na Rua Jaraguá, 109 – Centro – Corupá – SC.

Pedido de Licenciamento Ambiental de pequenas atividades pode ser retirado em Corupá

A Prefeitura de Corupá há um ano já efetua o licenciamento ambiental das atividades de impacto local do município. O município efetua o licenciamento das atividades de Nível III da  Resolução CONSEMA nº 14/2012.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente é responsável pela análise dos pedidos de licenciamento ambiental. O seu quadro técnico é formado por  Engenheiro Agrônomo, Engenheira Ambiental, Biólogo, Fiscal Ambiental e  veterinário, além de outros profissionais que auxiliam na análise dos projetos ambientais.

Dentro das atividades passíveis de licenciamento, estão as licenças ambientais para supressão de vegetação, corte eventual de árvores, corte de árvores com risco de queda, licenciamento de loteamentos e condomínios e licenciamento ambiental de empresas ou empreendimentos que vierem a se instalar em Corupá.

Somente neste ano já foram protocolados e efetuadas análises de 210 processos ambientais, um aumento de 85 %, se comparado ao total de análises efetuadas no ano de 2013.

"O licenciamento ambiental diretamente no município auxilia na agilidade da análise dos projetos, além dos profissionais conhecerem diretamente a real característica do imóvel a ser instalado um empreendimento", diz Jean Marcel, Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

Qualquer dúvida com relação a implantação de algum empreendimento que necessita de licenciamento, ou sobre os procedimentos para o licenciamento ambiental poderão ser sanadas diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Rural ou pelo telefone (47) 3375-1902.

Ponto de coleta do lixo eletrônico em Corupá é no prédio na nova prefeitura

Em 2012, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá  implantou o programa "Destino correto do lixo eletrônico", que teve grande adesão da comunidade. O ponto de coleta está instalado no prédio da nova sede da Prefeitura, na rua Francisco Mees.

O objetivo do programa é promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e sensibilizar empresas, órgãos governamentais, fabricantes, lojistas e cidadãos em geral sobre o modo correto de se desfazer dos materiais eletroeletrônicos, que estão em desuso."A dificuldade está na hora de se desfazer deste lixo específico que não pode simplesmente ser jogado em lugar comum, pois apresenta alguns componentes tóxicos", diz Jean Marcel, Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

O material recolhido é encaminhado à empresa especializada na reciclagem dos componentes eletrônicos e de outros materiais.

Produtos que podem ser enviados: 

Produtos que não podem ser enviados:

  • CPU
  • Monitores
  • Mouse
  • Teclados
  • Impressora
  • Estabilizador
  • Nobreak
  • Notebook
  • Fax
  • Aparelhos telefônicos
  • Aparelho celular
  • Baterias e pilhas
  • Televisão
  • Aparelho de som
  • Aparelho de CD/DVD
  • Cabos e fios em geral 
  • Toner e cartucho de impressora
    CDs, DVDs e Fitas VHS

Vamos tornar o nosso município um lugar cada vez melhor para viver!

Mais informações: 3375-1902 

Programa "De óleo no futuro" acontece anualmente em Corupá

Despejar o óleo de cozinha usado no ralo da pia ou no quintal causa diversos prejuízos ao meio ambiente. Quando descartado na pia, além de entupir o ralo, ele desce pela rede de esgotos e alcança rios ou o mar, causando a morte da fauna aquática.

A Prefeitura Municipal e o Governo do Estado estão realizando pelo quinto ano consecutivo a campanha "De óleo no Futuro", em que a população pode contribuir com a coleta do óleo de cozinha usado.

Segundo Jean Marcel, Secretário de Desenvolvimento Rural, no ano de 2013 foram coletados 3.000 litros de óleo de cozinha usado no município.

Em Corupá foram implantados 31 pontos de coletas, localizadas em todas as escolas do município, vários bares, restaurantes, mercados, lanchonetes e outros.

A orientação é que a população junte o óleo velho em garrafas pet e, deposite a garrafa em algum  Pev (Ponto de Entrega Voluntária).

Pev (Pontos de Entrega Voluntária) do Óleo de Cozinha

Escolas/creches

Bares, Restaurantes, Lanchonetes, Mercados

Empresas e outros

CEI Dona Nina

Evangelos´s Bar

Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

CEI Franz Dorn

Padaria Joana Krazewsky

Corpo de Bombeiros Voluntários

CEI Gertrudes Steffen

Mercado Bertina

Lunelli

Aluísio Carvalho de Oliveira

Mercado Bittencourt

 

Francisco Mees

Mercado Fossile: Bar, Comércio e Açougue João Fossile

 

José Pasqualini

 

 

São José

 

 

Teresa Ramos

 

 

A empresa responsável pelo recolhimento nos pontos de coleta efetua a reciclagem do óleo, transformando-o em produtos para limpeza. O óleo oriundo de coletas nas escolas é trocado por produtos de limpeza, que auxiliam na manutenção das escolas.

Mais informações: 3375-1902

Horto Municipal distribui mudas nativas gratuitas

A implantação do Horto Florestal da Prefeitura de Corupá em 2012, já produziu resultados. Algumas mudas nativas estão sendo distribuídas para as pessoas que querem arborizar e recuperar alguma área degradada.

O produtor rural ou qualquer outro munícipe pode participar do programa e receber gratuitamente até 50 mudas de plantas nativas para o plantio em sua propriedade. Atualmente estão disponíveis disponíveis mudas de araçá, pitanga, jerivá, araucária, ipê amarelo, graviola, dentre outras.

"Estas mudas estarão contribuindo para o aumento da consciência ambiental e para a preservação da Mata Atlântica"', diz Marcel, Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Corupá.

As mudas de plantas nativas são distribuídas em parceria com o "Programa Corupá Planta Mata Ciliar", para adequada destinação, ocorrendo o subsídio das mudas adequadas para o plantio, juntamente com todas as orientações técnicas envolvidas na recuperação da área.

Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e fazer a retirada no Horto Municipal, instalado no prédio da nova prefeitura, na rua Francisco Mees.

Implantação do Horto Municipal

O Horto Municipal foi implantado em 2012 pela Prefeitura Municipal de Corupá, em parceria com o Ministério Público Estadual, CSM – Máquinas e Equipamentos, Trapp-Equipamentos para Jardinagem, Monfort-Ferramentas e Urbano-Agroindustrial, para produção de  mudas nativas.

No Horto Municipal são produzidas principalmente espécies pioneiras nativas da região, além de espécies clímax (árvores que apresentam madeiras nobres e já foram muito devastadas para uso da madeira).

No viveiro há produção de flores, que serão utilizadas para o embelezamento da cidade.

Ajude a coletar sementes

As árvores estão floridas, logo terão frutos e muitas sementes…

E você pode colaborar, para que o Horto Municipal continue produzindo mudas de árvores nativas. Colete sementes ou informe a localização de árvores com possibilidade de coleta.

"No caso de você mesmo coletar, entre em contato imediatamente após a coleta, pois a maior parte das sementes tem um prazo de germinação muito curto", explica Jean Marcel, Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

As espécies com maior dificuldade de serem encontradas e muito procuradas são as consideradas nobres, como canelas, ipês (várias cores), pau-ferro, peroba, caroba, louro, entre outras. As frutíferas também são muito procuradas como: cereja, pitanga, jabuticaba, guabiroba, grumixama, cambucá, araçá, entre outras.

"Além das espécies citadas, qualquer outra espécie nativa da Mata Atlântica será muito bem vinda no Horto Municipal", destaca Jean.

Mais informações: 3375-1902 ou entre em contato por e-mail: meioambiente@corupa.sc.gov.br

Encomendas de mudas de pupunha estão abertas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente abriu o prazo de encomendas de mudas de pupunha.

Este programa já acontece há mais de oito anos e nesse período já distribuiu mais de 100.000 mudas para os agricultores do município.

A pupunha é uma planta rústica e se adapta bem aos solos de Corupá. Possui a vantagem de emitir perfilhos (brotações), permitindo que sejam efetuados até três cortes por ano em uma única planta.

Os pedidos devem ser efetuados na Secretaria de Desenvolvimento Rural até outubro. O preço da muda é de R$ 1,00 e os pagamentos devem ser efetuados até a semana anterior a entrega.  Informações sobre a campanha e plantio adequado podem ser obtidos na secretaria.

Mais informações: 3375-1902 ou entre em contato por e-mail: agric@corupa.sc.gov.br

Darci Rutsatz