Para entrar em funcionamento será preciso a criação de um planejamento estratégico, planejamento de diretrizes e o plano diretor do Hospital Municipal Santo Antônio
A HopsCare, de Curitiba, apresentou na manhã desta quarta-feira (12) o projeto de gestão em consultoria para a saúde de Guaramirim, com ênfase no Hospital Municipal Santo Antônio. Trata-se de um plano administrativo com sugestões para otimizar a estrutura, melhorar os atendimentos, reduzir custos e buscar recursos. Inicialmente, a equipe fez o levantamento das necessidades e dos principais entraves.
Atualmente o Hospital realiza 5 mil atendimentos/mês e tem cerca de 70 internações/mês. A previsão é que com a reabertura do Centro Cirúrgico, previsto inicialmente para acontecer até janeiro de 2015, sejam realizadas 120 cirurgias/mês e gradativamente atendidas as 821 cirurgias eletivas pendentes desde 2010, principalmente de Colecistectomia e Herniografia, conforme informou a diretora do Hospital, Márcia Pruesse.
“O projeto de gestão foi concebido a partir da nossa visão do que queremos fazer, do que é preciso fazer e de como fazer para atingir a eficiência operacional”, explicou o gerente de Projetos Rodrigo Alves, elogiando a estrutura do hospital. Disse ainda que a análise do pessoal mostrou que está de acordo com as necessidades, precisando apenas otimizar as ações e implantar metodologias mais eficientes.
A diretora da empresa, Andréia Falkenbach, disse que a consultoria busca a viabilidade de melhorias da saúde, tendo como pilares o planejamento estratégico, plano diretor e planejamento de diretrizes. “A primeira coisa que o hospital precisa é de um auditor, para levantar as necessidades e pleitear verbas nos órgãos governamentais”, explicou, ressaltando que a responsabilidade técnica tem que existir.
O secretário de Saúde, Jair Tomelin, considerou “muito positiva” a nova proposta. Segundo ele, o projeto de gestão em consultoria é tudo o que o município está precisando. “A despesas existem e sempre vão existir, o que precisamos é buscar os recursos necessários para manter e ampliar os serviços. Não dá para cortar equipes, é preciso ter mais receita”, afirmou, informando que o custo atual do Hospital Santo Antônio é, em média, de R$ 800 mil mensais, e a receita está na casa dos R$ 110 mil.
O prefeito Lauro Fröhlich (PSD) agradeceu a presença da equipe da HospCare e destacou a importância da consultoria na busca de recursos para ampliar e melhorar os atendimentos em Guaramirim, além de destacar a necessidade da criação de um Conselho, composto por representantes dos diferentes órgãos do município. “Essa consultoria veio no momento certo. Precisamos reorganizar todo o setor da saúde do município para melhorar o atendimento e ampliar os serviços à população. Estamos dando um passo importante para a concretização e queremos que a comunidade organizada acompanhe de perto tudo que será realizado ”, completou.