O evento integra a Semana do Turismo
O prefeito Lauro Fröhlich, presidente da Amvali, juntamente com a secretária executiva da entidade, Juliana Horongoso Pereira Demarchi e a coordenadora do colegiado de turismo Adriane Ramos, prestigiaram na noite de ontem o Fórum Catarinense de Governança Turística, nas dependências do Centro Empresarial.
O diretor de turismo da prefeitura de Jaraguá do Sul, Fenisio Pires Junior, abriu o fórum apresentando imagens das atrações turísticas na região e novidades que tem alcançado êxito, como os Restaurantes & Pesque Pague que surgiram nos últimos anos entre os municípios de Guaramirim e Massaranduba. “Estes locais estão sendo muito procurados”, salienta.
Comentou que a cidade vem ganhando projeção nacional também no turismo de eventos, lembrando a realização do UFC em fevereiro deste ano. “Recebemos 10 mil visitantes, envolvemos todo o trade turístico regional, lotamos todos os hotéis, desde Barra Velha até Corupá. Tudo isso aconteceu porque temos essa importante ferramenta que é a Arena”, enfatizou.
Fenisio destacou ainda a importância do Conselho Municipal de Turismo, empossado na segunda-feira (10) e da criação do Consórcio Intermunicipal de Turismo. “Através do Consórcio cadastramos dois projetos junto ao Ministério do Turismo, em Brasília, no mês de setembro”. Um dos projetos prevê a intermunicipalização da sinalização turística e o outro viabiliza recursos para a instalação de Centrais de Atendimento ao Turista nos 7 municípios da Amvali.
O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Jean Carlo Leutprecht, informou que a edição 2015 do UFC deverá ser realizada no mês de fevereiro, porque depois deste período não haverá mais espaço na agenda de eventos na Arena.
O prefeiro Lauro Fröhlich falou na abertura, saudando os participantes e afirmou que a região possui um grande potencial turístico a ser desenvolvido. “Estamos no caminho certo unindo os municípios da região, integrando o poder público e a iniciativa privada nas ações necessárias para ampliar a permanência dos visitantes que vem a nossa região”, disse ele, em referência ao turismo de negócios que já acontece em larga escala na microrregião.
Palestra
Em seguida aconteceu a palestra “Governança do Turismo”, com Vaniza Schuller, especialista em Relações e Negócios Internacionais e em Consultoria Turística. Mestranda em Turismo, a consultora atua no segmento de negócios e eventos com amplo conhecimento em diagnóstico do perfil do turista e estudos de mercado. Entre outras especialidades, sua formação e atuação profissional lhe conferem domínio sobre temas como marketing de destinos, Conventions & Visitors Bureaux, promoção e captação de congressos, organização e gestão de congressos, estruturação e treinamento de equipes para prospecção de eventos e missões de benchmarking para observação de boas práticas. Também foi diretora de Turismo de Negócios e Eventos e Coordenadora Geral de Turismo de Eventos da EMBRATUR.
Ela começou falando sobre as diferenças entre Turismo de Lazer e Turismo de Negócios e Eventos. “O turista de lazer viaja porque quer, por este motivo tem leque de escolhas quanto ao destino, hospedagem e permanência. Já o turista de negócios viaja porque precisa. Podem ser visitas a empresas, congressos, convenções e seminários, em locais e agenda pré-definidos”.
A consultora disse ainda que o perfil do turista no Brasil mudou nos últimos anos e nesta realidade, o setor turístico passa constantemente por mudanças, melhorarias e ampliações de seus serviços. “Tenho percebido uma movimentação diferente no turismo. São novos consumidores, com diferentes padrões de consumo, de comportamentos e de busca de informações. Infelizmente, muitos setores estão despreparados para recebê-los e isto é preocupante”, disse a especialista.
Durante sua palestra, a consultora destacou principalmente o turismo de negócios e lembrou que quando iniciou seus trabalhos, nos anos 1980, as formas mais utilizadas para divulgar um evento eram folders, telefonemas e reuniões. Atualmente, diante da intensa informatização, isto mudou e a internet permite diversas opções de divulgação. “Infelizmente tem muitas pessoas que acreditam que somente material impresso serve para divulgação. Percebe-se um grande descarte de impressos. O que mais percebe-se nos eventos são pessoas usando equipamentos com acesso à internet.”, afirmou Vaniza Schuler.
Para ela, é indispensável o município aliar o crescimento turístico ao progresso econômico e social. “O turista espera encontrar equipamentos públicos e privados em bom funcionamento e ser atendido com eficiência”, finalizou.