Secretaria da Saúde intensifica a realização do teste de HIV e orienta a população
A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul, por meio do Programa Municipal de Controle das DSTs e Hepatites Virais, promove na próxima semana ações de incentivo à testagem do HIV e de prevenção à doença. As ações são motivadas pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado na segunda-feira (1º/12). Entre as ações previstas está a distribuição de materiais informativos, divulgação de depoimentos de portadores de HIV (site da prefeitura) e realização de testes rápidos de HIV em unidades de saúde. Também serão distribuídos laços vermelhos (símbolo da luta contra a Aids) e serão feitas orientações e palestras em empresas.
Números da Aids e do HIV em Jaraguá do Sul
Em Jaraguá do Sul, aproximadamente 92 pessoas contraem o vírus HIV a cada ano (média dos últimos cinco anos). Em 2014, até o momento, 63 pessoas foram diagnosticadas com HIV. Dessas, 12 procuraram o Programa DST ainda saudáveis e 51, doentes. Os dados revelam que o diagnóstico do HIV, apesar de acessível, ainda é tardio.
A Secretaria da Saúde oferece tratamento a 610 pessoas portadoras do vírus. A coordenadora do Programa DST/Aids e gerente de Vigilância em Saúde, Fabiane da Silva Ananias, ressalta: “Hoje já temos medicamentos para não deixar as pessoas adoecerem, desde que façam o diagnóstico precoce. Por isso, é muito importante que toda pessoa que teve relação sexual sem preservativo procure uma unidade de saúde e se informe sobre o teste de HIV. O teste é gratuito, não necessita de nenhum encaminhamento médico e o sigilo é garantido”.
Números do HIV em Santa Catarina e no mundo
Santa Catarina é o segundo estado brasileiro em número de novos casos, com a taxa de 33,5 novos casos/ano por 100 mil habitantes, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul.
A Organização Mundial da Saúde estima em 35 milhões o número de pessoas vivendo com HIV/Aids no mundo e pouco mais de dois milhões de novas infecções detectadas apenas em 2013.
Como fazer o teste de HIV em Jaraguá do Sul
Para fazer o teste basta ir ao Laboratório Municipal de Saúde Pública. O teste é gratuito, não necessita de encaminhamento médico e o sigilo é garantido. Informações podem ser obtidas pelos telefones 2106-8330 (Laboratório) ou 2106-8300 (Programa DST/Aids e Hepatites Virais). Tanto o laboratório quanto o programa ficam na Rua Jorge Czerniewicz, 800, no bairro Czerniewicz, anexo ao Pama 1. O teste é realizado na hora.
Confira depoimentos de portadores de HIV no site www.jaraguadosul.sc.gov.br, clicando no banner rotativo da página principal.
Fonte: Fabiane da Silva Ananias – coordenadora do Programa DST/Aids e Hepatites Virais e gerente de Vigilância em Saúde – (47) 2106-8321, 9189-6808