Com a intenção de criar um programa de construção de muros de arrimo de baixo custo para atender áreas publicas e privadas, com enfoque social, batizado de “Muro Seguro” foi realizada reunião na tarde desta quarta-feira (04 de fevereiro), na sala de reuniões dos colegiados da AMVALI.
A apresentação do programa foi feita pelo geólogo Normando Zita, consultor da AMVALI e pelo engenheiro André Fanaya, da empresa GEO SOLUÇÕES, de São Paulo.
Participaram da reunião a secretária executiva da AMVALI, Juliana Pereira Horongoso Demarchi, o Diretor Regional do CREA, Osmar Gunther, a presidente da AEAJS, Elisane Freitas, a arquiteta Silvana Pretto, a engenheira florestal, Karine Holler, (consultora do Colegiado da Defesa Civil), a Analista de Projetos e Geoprocessamento, arquiteta urbanista, Caroline Coelho e demais integrantes da equipe técnica da AMVALI.
Normando Zita disse que a região enfrenta muitos problemas com deslizamentos e quedas de muros construídos com blocos de concreto de baixa qualidade e por falta de acompanhamento técnico. “Queremos com a coordenação da AMVALI em parceria com o CREA, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul (AEAJS), da Defesa Civil e as prefeituras formatar esse programa, nos mesmos moldes em que funciona o Programa “Moradia Econômica”, que utiliza a mão de obra dos apenados e se constituiu numa excelente iniciativa. Nossa meta é erradicar os riscos com deslizamentos”, ressalta.
A Geo Soluções, empresa especializada em Engenharia Geotécnica e Ambiental, desenvolveu uma solução prática para problemas de contenção de solo nas mais diversas situações, o Sistema Geobloco A.
O Sistema Bloco A consiste na construção de muros de arrimo de até 5 metros de altura, que resistem aos esforços dos maciços de solo utilizando a flexão de elementos estruturais de concreto armado (pilares), inseridos no interior do Bloco, e moldados in loco.
Capacitação
O próximo passo será um curso de capacitação oferecido pela Geo Soluções para engenheiros e arquitetos nos dias 25 e 26 de março e outro curso para mestres de obras e pedreiros no mês de Abril. O programa será em breve apresentado para o Colegiado de Defesa Civil da AMVALI e para os prefeitos da região.