Técnicos da empresa Metavision explicaram como funciona esta ferramenta que tem como objetivo otimizar o uso do bem público e gerar economia
Secretários, diretores e gestores da Prefeitura de Jaraguá do Sul foram apresentados na última semana ao novo sistema de rastreamento de veículos oficiais por GPS e que já vem sendo implantado desde o início deste ano. Coube a técnicos da empresa Metavision de Pato Branco (PR), vencedora do processo de licitação para este serviço, mostrar como funciona esta ferramenta de gestão.
De acordo com o diretor de Patrimônio da Secretaria Municipal da Administração, Onésimo Sell o objetivo de economizar e melhorar a gestão sobre o bem público. “É um momento importante do poder público municipal de Jaraguá. Hoje, nossa frota gira em torno de 300 veículos entre caminhões, carros e máquinas de obras. A apresentação foi feita justamente para entender de que forma vai funcionar este monitoramento e quais as ferramentas disponíveis para facilitar a vida do motorista no que se refere a defesa e controle de custos que venham a acontecer como multas, consumo de gasolina, enfim todo o controle possível que possamos utilizar para reduzir as despesas da nossa prefeitura”, explicou.
Segundo o diretor da PMJS, o investimento para implantação gira em torno de R$ 134 mil/ano conforme processo licitatório.
A partir de agora, os motoristas da PMJS já cadastrados no sistema receberão um dispositivo chamado i-bottom com o qual acionarão os veículos “Cada funcionário público que, por exemplo, está credenciado a dirigir o carro terá consigo um i-bottom. Nele constarão todas as informações, desde vencimento da habilitação, nome completo e CPF do condutor. Enfim é a ferramenta que permitirá saber que num determinado momento aquela pessoa acionou o veículo e o utilizou em determinado trajeto”, destacou Sell.
No entanto, ele acrescenta que o i-bottom permite ligar apenas um veículo específico no qual o condutor esteja habilitado a dirigir. “Por exemplo, o i-bottom de um operador que estiver habilitado para manusear uma patrola não permitirá ele ligar uma retroescavadeira. Da mesma forma, um motorista credenciado a dirigir um carro de passeio não poderá acionar um trator”.
A Diretoria de Patrimônio também terá uma Central de Monitoramento que permitirá controle em tempo real de todos os veículos oficiais e emissão de relatórios.
Apesar de ainda estar na fase experimental, o secretário municipal da Administração, Sérgio Kuchenbecker, defende a efetivação do sistema. “É algo que já existe em várias empresas e órgãos públicos. Até para proteção do próprio motorista para que não sejamos injustos com ninguém. Estamos numa fase de adaptação e a não ser que ocorra algo inesperado mas na nossa visão o rastreamento veio para ficar”.