O Colegiado de Saúde da AMVALI realizou a primeira reunião do ano na manhã desta quarta-feira (25), reunindo técnicos e secretários municipais de saúde dos municípios da região.
O coordenador do colegiado, secretário de saúde de Jaraguá do Sul, Ademar Possamai, informa que em relação aos centros de Assistência psicossocial (CAPS) ficou definido que cada município vai avaliar o diagnóstico realizado na região em 2014 e sua implantação. Também foi debatida a possibilidade de implantar um CAPS regional, mas não houve consenso.
Possamai esclarece que Jaraguá do Sul, possui CAPS implantado (Caps AD, Caps II e Caps Infanto Juvenil para crianças e adolescentes) e tem projeto de uma unidade de acolhimento que deve iniciar ainda este ano. “Pessoas poderão ser acolhidas nesse local, desde que esteja vinculado ao serviço. Nossa intenção também é abrir um serviço 24 horas na saúde mental.” Salienta.
Descredenciamento
Os municípios da AMVALI tem como referência de alta complexidade em cardiologia o município de Blumenau, que comunicou o descredenciamento desses exames (teste ergométrico e eletrocardiograma) alegando falta de capacidade para atender a demanda.
Possamai disse que Jaraguá do Sul disponibiliza exames nessa área no Centro Vida “João Biron”, mas que a oferta é insuficiente para atender as necessidades da região. “Por este motivo, o governo do estado deve ser informado, para que ofereça uma solução. No dia 17 de março teremos uma reunião envolvendo a equipe técnica da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul, com os demais municípios, para analisar a capacidade do Centro Vida absorver parte desse atendimento.”
A eleição do novo coordenador do colegiado para este ano ficou para a próxima reunião, no dia 22 de abril.