You are currently viewing Aula magna da Escola de Governo e Cidadania teve palestra com Donini

Aula magna da Escola de Governo e Cidadania teve palestra com Donini

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O empresário Vicente Donini, presidente do Conselho Administrativo da Marisol S.A. ministrou na noite de ontem (11/03) a palestra “Associativismo de municípios”, abrindo o calendário de aulas/palestras da 14ª turma da Escola de Governo e Cidadania da AMVALI.

A abertura contou com a presença do presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu e prefeito de São João do Itaperiú, Rovâni Delmonego, do diretor da Escola, o prefeito de Guaramirim, Lauro Fröhlich, da coordenadora da Escola – Luzia Wilbert e da secretária executiva da Amvali – Juliana Pereira Horongoso Demarchi.  A turma deste ano conta com 45 alunos.

Em seu discurso, o prefeito Lauro falou sobre a importância da formação oferecida pela Escola de Governo. “Os temas aqui tratados levam ao bom entendimento sobre as diferenças administrativas do setor público e privado, a origem e a destinação de recursos. É preciso que a sociedade compreenda como é formada a arrecadação dos municípios”, comentou.

O presidente da AMVALI, Rovâni Delmonego, destacou que é preciso formar cidadãos éticos e responsáveis para servir no setor público (e não se servir dele) e desejou que os alunos tenham um bom aproveitamento durante as aulas. “Se queremos construir um futuro melhor, as pessoas de bem devem participar”, disse ele.

O empresário Vicente Donini iniciou a palestra defendendo projetos de gestão integrados. Segundo ele “os municípios de uma mesma microrregião são naturalmente interdependentes, logo precisam se ajudar mutuamente. A melhor forma de exercitá-lo é através de entidades de classe, participando ativamente de todas as suas iniciativas”. 

O associativismo deve ser exercitado num âmbito maior, de amplitude microrregional, que transcende aos interesses estritos e legítimos de cada município. O pleno exercício do associativismo recomenda que se desenvolva em ambiente adequado, formal e transparente, para o desenvolvimento dos estudos e das discussões pertinentes, de interesse da coletividade microrregional.

O empresário falou sobre as principais demandas microrregionais citando a questão dos resíduos sólidos, que é tratada individualmente. “Por que os municípios não se unem para resolver o problema e até obter renda com o lixo, implantando uma usina de tratamento?”, questionou.

Na área política afirmou que se os eleitores da região diminuíssem os votos brancos e nulos e optassem somente pelos candidatos locais, “poderíamos eleger 4 deputados estaduais e 2 federais”. Porém lembrou que 137 candidatos, de todas as regiões do estado, receberam votos para deputado em Jaraguá do Sul, nas últimas eleições.

Citou que o Brasil está crescendo pouco comparado com outros países. Destacou os investimentos na Educação e obras de infraestrutura realizadas na China e explanou sobre as escolhas políticas equivocadas que acontecem no Brasil. 

De acordo com Vicente “tal como na iniciativa privada, a administração pública precisa ser pautada pelo respeito aos princípios básicos da governança corporativa que englobam: a transparência (disponibilização de informações), a equidade, a prestação de contas (assunção de responsabilidades, por atos e omissões) e a responsabilidade (sustentabilidade econômica, social e ambiental). Não se pode mudar a lei para encobrir falta de cumprimento de metas de uma administração”, exemplificou. 

Outros tópicos abordados foram: o exercício da convivência harmônica, os três poderes distintos (Executivo, Legislativo e Judiciário), as eleições que deveriam ser unificadas com mandato de 5 anos, sem reeleição, a utópica reforma política, a redução dos partidos, a fidelidade partidária, a coligação partidária, o número de candidatos e o voto distrital.

Vicente encerrou dizendo “somos todos seres sociais, logo precisamos conviver em sociedade, harmonicamente”. 

Na próxima quarta-feira (dia 18), a palestra será sobre “Planejamento Estratégico dos Municípios”, a ser ministrada pelo diretor de desenvolvimento econômico do Instituto Jourdan, Márcio Manoel da Silva, às 19 horas, na sede da AMVALI.