O secretário de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Marcelo Prochnow, vistoriou nesta segunda-feira (16) trechos do Rio Cerro que estão sendo desassoreados e que passarão por este processo num trabalho conjunto com a Secretaria de Obras e Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). Ao todo o trabalho se estender a cinquenta pontos localizados ao longo dos rios Rio Cerro, Jaraguá, Rio da Luz e Itapocu.
O secretário informa que o planejamento feito prevê que as obras de desassoreamento comecem pelas cabeceiras de entrada dos rios para o município. A operação, que visa prevenir enchentes próximos as estes locais, começou há apenas quatro semanas, mas Prochnow, afirma que em alguns pontos as mudanças já são bem visíveis. “No bairro Rio Cerro II, por exemplo havia trechos onde a calha do Rio não chegava a 5 metros de largura e agora a gente percebe o mesmo lugar com 8 a 10 metros de largura.”
Marcelo Prochnow destaca que somente a população do Rio Cerro II aguardava pelo serviço há uma década e meia. Ele conta que da cabeceira do rio – que batiza e cruza o bairro e inicia em Pomerode – em dias de chuva acabava vindo muito terra e sujeira deixando o leito do rio assoreado.
Já o secretário de Obras da PMJS, Hideraldo Colle, informa que todo o seixo retirado durante o desassoreamento dos afluentes é aproveitado. “Utilizamos este material como base de pavimentação asfáltica e na instalação de tubulação para drenagem de águas pluviais entre outros trabalhos”, completou.