Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Samae de Jaraguá do Sul, em parceria com a Amvali e o Comitê Itapocu realizaram na manhã desta terça-feira (24), no auditório da Universidade Católica, o evento: A Água no contexto atual.
Foram ministradas duas palestras, “A Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu”, com a Engenheira Florestal e consultora ambiental da AMVALI, Karine Holler e “A estrutura e os números em Jaraguá do Sul”, com o diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro.
Em seguida aconteceu uma mesa redonda para discussão da Prevenção, Planejamento e Ações para garantia da segurança hídrica, envolvendo o prefeito Dieter Janssen, o presidente Ademir Izidoro, o engenheiro sanitarista César Arenhardt e o presidente da FUJAMA, Leocadio Neves e Silva.
A DATA
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas no dia 21 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas.
Nesse período vários Estados foram convidados a realizar no Dia, atividades concretas que promovam a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações proposta pela Agenda 21.
Os objetivos são:
Aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável; Aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não-governamentais e setor privado.